Agreste

Deputado defende que trabalhadores do Polo de Confecções tenham prioridade na vacinação contra covid-19 em Pernambuco

O Polo de Confecções teve, mais de uma vez, de funcionar no formato delivery por conta das restrições e do aumento no número de casos no Agreste

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 15/06/2021 às 13:34
Notícia
X

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) defendeu prioridade na vacinação contra covid-19 para os trabalhadores do Polo de Confecções do Agreste. Em reunião na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ele apresentou a proposta como uma solução para o aumento de casos e mortes em decorrência da doença na região.

Por conta do aumento no número de casos no Agreste, o Governo do Estado adotou restrições mais rígidas às atividades econômicas na região e o polo de confecções teve de funcionar no formato delivery.

>> Do desemprego a rede de lojas no Grande Recife: conheça a história por trás da Atletas com Estilo

>> Governo de Pernambuco anuncia flexibilização de comércio e outras atividades no Grande Recife, Zona da Mata e Agreste

>> Com medidas mais rígidas no Agreste, delivery é a saída para o Polo de Confecções; entenda o funcionamento

Diogo apresentou estudo realizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com 48 pacientes apontando a variante Gamma – antes conhecida como P1 – , como a dominante no Agreste. Essa mutação do coronavírus é mais contagiosa e foi identificada pela primeira vez em Manaus (AM).

Segundo o parlamentar, esse fator e as diversas implicações da quarentena para a economia justificam a medida. “O Polo emprega 250 mil pessoas em todo o Estado. É muito complicado paralisar as atividades, mesmo que parcialmente. A interação entre pessoas é necessária em toda a cadeia da confecção”, explicou Moraes. “Por isso, defendemos que todos os trabalhadores sejam incluídos no programa de imunização. Nesse sentido, o primeiro passo é que o setor têxtil seja considerado essencial pelo Governo Federal.”

No fim da tarde, o Governo de Pernambuco anunciou que dois municípios do Agreste com altos índices de contaminação – Caruaru e Garanhuns – receberão as vacinas da Janssen, previstas para chegar ao Brasil na próxima semana. A iniciativa deve acelerar a imunização da população.

Caruaru

Ao comentar o discurso do colega, a deputada Priscila Krause (DEM) registrou que a pesquisa da UFPE foi realizada em parceria com a Prefeitura de Caruaru. “Participei de uma reunião da prefeita Raquel Lyra com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele deixou claro que só poderia direcionar mais vacinas para a região com critérios técnicos. Daí a importância desse estudo”, revelou.

Para o deputado Tony Gel (MDB), deve-se “mostrar que é preciso uma atenção especial ao Agreste pernambucano”. O emedebista também argumentou que as feiras da região necessitam ser reabertas: “É melhor que elas funcionem com os devidos protocolos do que ocorra o comércio clandestino”. A visão foi reforçada pelo deputado Erick Lessa (PP).

Tags

Autor