Mobilizações

Manifestantes pró e contra Bolsonaro organizam protestos para o próximo fim de semana no Recife

Estes vão ser os primeiros protestos deste tipo realizados na capital pernambucana desde que, no dia 29 de maio, um ato promovido por partidos e movimentos de esquerda foi duramente atacado por policiais militares na área central da cidade

Renata Monteiro
Renata Monteiro
Publicado em 16/06/2021 às 19:08
Notícia
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
No último dia 29, manifestantes fizeram um ato no Recife pedindo o impeachment do presidente, mas o protesto acabou com repressão violenta da PM - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

Duas manifestações, uma contra e outra favorável ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), estão marcadas para ocorrer no próximo fim de semana (19 e 20 de junho) no Recife. Estes vão ser os primeiros protestos deste tipo realizados na capital pernambucana desde que, no dia 29 de maio, um ato promovido por partidos e movimentos de esquerda foi duramente atacado por policiais militares na área central da cidade, deixando dois homens parcialmente sem visão depois de serem atingidos por balas de borracha.

O primeiro ato vai ocorrer no sábado (19), e será uma nova edição do Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro. A manifestação está sendo organizada por dirigentes sindicais, partidos, movimentos populares e várias outras entidades para cobrar mais vacinas, auxílio emergencial de R$ 600, além do impeachment do presidente.

>> Ato com aglomeração contra Bolsonaro no Recife é dispersado pela polícia com balas de borracha e gás de pimenta

>> 'Não é hora de palco', dizem deputados de esquerda sobre CPI para investigar ação policial em protesto no Recife

>> Episódio no Recife reavivou a velha discussão sobre a questão da violência policial

>> Em carreata na Zona Sul do Recife, Coronel Aberto Feitosa promete acabar com a corrupção no Recife

>> Motociata de Bolsonaro custou R$1,2 milhão aos cofres públicos, diz governo de SP

A mobilização é nacional e, no Recife, a concentração será a partir das 9h, na Praça do Derby. O grupo deve sair em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista e seguir até a Avenida Guararapes, como ocorreu em 29 de maio até a polícia iniciar as agressões aos manifestantes.

Devido à pandemia, os organizadores do ato pedem que os participantes da manifestação tomem todos os cuidados para evitar contaminação, levando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social durante todo o trajeto.

Direita

No domingo (20), o movimento Aliança por Pernambuco - que reúne vários grupos de direita pernambucanos que apoiam o presidente - vai realizar a "motociata" Acelera, Patriota!. O objetivo, dizem os organizadores, é "chamar atenção para a liberdade que um estado de direito seguro garante a uma nação, onde os direitos fundamentais do cidadão, como o direito de ir e vir, ao trabalho, à saúde e à liberdade de expressão sejam devidamente respeitados".

O grupo ressalta, ainda, que os participantes da mobilização vão defender a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 135/2019, que trata do voto impresso auditável. "Além disso, é preciso que se saiba que não há porque a prisão em segunda instância retroceder em nosso País, pois isso só favorece a impunidade e, consequentemente, a criminalidade", completa o Aliança por Pernambuco.

A concentração da motociata será às 10h, em frente ao Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

Comentários

Últimas notícias