Xepa

Vereador do Recife quer cadastro da fila para receber a 'xepa' da vacina contra a covid-19

Requerimento que solicita a implantação de um sistema de cadastro e convocação para aplicação das sobras de doses da vacina foi aprovado na Câmara Municipal do Recife

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 29/06/2021 às 10:08 | Atualizado em 02/07/2021 às 18:14
Notícia
X

Atualizada no dia 2 de julho de 2021 às 18h07

Um requerimento (nº 5737/2021) do vereador do Recife Paulo Muniz (SD) propõe à Secretaria de Saúde do Recife um sistema de cadastro e convocação para regulamentar a aplicação das sobras de doses da vacina contra a covid-19, chamada popularmente de "xepa", na capital pernambucana. Ele foi aprovado na reunião plenária da segunda-feira (28) da Câmara Municipal do Recife. 

Cabe destacar que o requerimento é um instrumento que os parlamentares dispõem para solicitar informação, alguma providência regimental (no caso do legislativo) ou administrativa a um órgão ou poder público. Sendo aprovado pela maioria, ele é encaminhado o destinatário, que pode ou não atender ao pedido.

A vacina contra a covid-19 tem uma validade pequena após ter seu frasco aberto e, portanto, o recomendado é que todas as doses sejam aplicadas imediatamente. A validade da Janssen (Johnson & Johnson) e da Pfizer é de seis horas, o da Coronavac/Butantan é de oito horas.

No caso da Astrazeneca, caso o frasco esteja sob refrigeração (2ºC a 8ºC), a validade é de de 48 horas, mas se estiver em temperatura ambiente, é de apenas seis horas. Os frascos da Astrazeneca e CoronaVac possuem 10 doses, da Pfizer, seis doses e da Janssen, cinco doses.

As doses que sobram ao final do dia é que são chamadas de "xepa", e podem ser aplicadas eventualmente em pessoas que não integram os grupos prioritários. "Essas sobras, juntamente com outras, dão uma dose que pode salvar uma vida", afirmou Paulo Muniz durante a sessão. 

Transparência

Em cidades como São Paulo, Goiás e Belo Horizonte, já é adotado um cadastro de pessoas fora dos grupos prioritários que desejam receber as doses remanescentes dos frascos. "A Prefeitura do Recife pode criar um sistema de cadastro e convocação para que as pessoas possam tomar essa 'xepa' da vacina, de forma a evitar quaisquer desperdícios e, ainda, aumentando a transparência", diz a justificativa do requerimento de Paulo Muniz. 

Ele cita Conecta Recife, a plataforma de serviços da Prefeitura do Recife que, possibilita, inclusive, o agendamento da vacinação contra a covid-19, sugerindo uma atualização do sistema incluindo a opção de cadastro para receber as sobras. 

Durante a sessão, o vereador Alcides Cardoso (DEM) também saiu em defesa da regulamentação da aplicação da sobras dos frascos. "Até abril foram dadas 12 mil doses de “xepa”. Em quem foram dadas estas doses que sobraram?", questionou o vereador. 

Procurada pelo JC, a assessoria de comunicação de Alcides explicou que este número citado por ele trata-se da quantidade de pessoas que até o começo de abril de 2021 tinham faltado à vacinação da covid-19 no Recife. Esta informação foi dada pela Prefeitura do Recife no dia 7 de abril.  

>> Cerca de 12 mil pessoas faltaram à vacinação contra a covid-19 no Recife

Já a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) informou que não há aplicação da xepa da vacina no município. De acordo com a pasta, caso as pessoas que agendaram a vacinação não compareçam na data marcada, é feito um remanejamento das doses para que não haja desperdício. 

Quando isso ocorre, os profissionais dos postos de vacinação entram em contato com pessoas que agendaram no mesmo dia em outros horários para que antecipem a aplicação da dose, aplicam a segunda dose ou encaminham as doses remanescentes para outros pontos. 

Alcides é autor de outro requerimento sobre a xepa da vacina, de nº 4458/2021, aprovado em 31 de maio deste ano. Trata-se de uma indicação ao prefeito do Recife, João Campos (PSB) e à secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque "para estabelecerem, de forma clara e precisa, os protocolos e as diretrizes para utilização das sobras de doses das vacinas ("xepa das vacinas") aplicadas contra a covid-19". 

Secretário

O secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, explicou no início de junho que a orientação é para que os municípios prevejam no seu planejamento a aplicação das doses restantes para evitar o desperdício. "Os municípios devem ter, dentro de seu planejamento, um escape para eventualidade de haver sobra de doses no fim do dia. Há muitas cidades que relatam haver eventualmente falta de pessoas previamente agendadas, o que resulta na sobra de algumas doses no fim do dia", afirmou o secretário.

"Essas pessoas devem ficar de sobreaviso nos esquemas montados pelos próprios municípios. Na preferência, deve-se sempre aplicar essas vacinas que sobram, no fim do dia, naqueles grupos prioritários", completou Longo. 

Tags

Autor