Plenário

Projeto que combate 'supersalários' de servidores públicos pode ser votado nesta terça (13) pela Câmara

A proposta aplica-se a servidores civis e militares, à magistratura e detentores de mandato, como os próprios deputados que vão votar o texto

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 12/07/2021 às 17:42 | Atualizado em 12/07/2021 às 17:43
Notícia
X

O projeto que regulamenta quais os tipos de pagamentos podem ficar de fora do teto do funcionalismo público (PL 6726/16) pode ser votado nesta terça-feira (13) na Câmara dos Deputados. Segundo informações da Agência Câmara de Notícias, a proposta aplica-se a servidores civis e militares, à magistratura e detentores de mandato, como os próprios deputados que vão votar o texto. A sessão está marcada para as 15h.

Essa proposta foi apresentada há cinco anos pela Comissão especial do Extrateto, que debateu no Senado o fim do que ficou conhecido como "supersalários". Agora, a matéria conta com substitutivo de 2018 do deputado Rubens Bueno (CID), mas que não foi votado na comissão sobre o tema.

>> Relator do projeto que regula os "supersalários" de servidores públicos, deputado diz que economia pode chegar a R$ 3 bilhões por ano

>> Corte de supersalários de servidores pode ser alternativa para financiar Renda Cidadã. Você imagina quais são as maiores remunerações do Brasil?

>> Deputados vão discutir fim do auxílio-moradia

>> CNJ divulga supersalários, mas sem monitoramento eletrônico

"De acordo com aquela versão, 30 tipos de pagamentos são considerados indenizações, direitos adquiridos ou ressarcimentos. Entretanto, há limites em algumas delas, geralmente relacionados à remuneração do agente público", explica a Câmara.

Essas regras valem para agentes públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo Ministério Público, Defensoria Pública, contratados temporários, empregados e dirigentes de empresas públicas que recebem recursos dos governos (dependentes) para pagar salários e custeio, militares e policiais militares, aposentados e pensionistas.

Hoje, o teto para os servidores federais é de R$ 39.293,32 e existem subtetos para estados e municípios, conforme prevê a Constituição.

Tags

Autor