ESTADO DE SAÚDE

Após Bolsonaro passar por novos exames, cirurgia é inicialmente descartada

Com obstrução intestinal e dores no abdômen, o presidente está em "tratamento clínico conservador" em um hospital de São Paulo

Imagem do autor Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo, AFP, Estadão Conteúdo

Publicado em 15/07/2021 às 2:00 | Atualizado em 15/07/2021 às 2:09
Notícia
X

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) passar por novos exames, a equipe médica que o acompanha descartou, inicialmente, a necessidade de uma nova cirurgia. Com obstrução intestinal e dores no abdômen, o presidente foi transferido do Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e deu entrada na noite desta quarta-feira (14) no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Uma nota divulgada à noite pelo Vila Nova Star informa que o presidente permaneceria em intenso "tratamento clínico conservador". O comunicado informou, ainda, que o presidente já havia feito "avaliações clínicas, laboratoriais e de imagem" na capital paulista.

O médico Antônio Luiz Macedo, que foi responsável por operar o presidente no fim de 2018 - quando Bolsonaro foi atingido por uma facada, durante sua campanha eleitoral -, decidiu pela transferência para a capital paulista após analisar o quadro clínico de Bolsonaro.

"O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o Presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador", diz o boletim médico.

O quadro de saúde suspende toda a agenda que Bolsonaro teria pelos próximos dias.

"Toda situação de obstrução intestinal tem sua gravidade. Ele vai ser acompanhado de perto, sobretudo com exame clínico, que é o mais importante nessa situação", afirmou Macedo, em entrevista à Jovem Pan. "Muitas vezes com jejum, hidratação e medicação o quadro reverte sem a necessidade de cirurgia."

Bolsonaro já passou por algumas cirurgias em decorrência da facada que recebeu no dia 6 de setembro de 2018, em Juiz de Fora, no interior de Minas. Desde a semana passada, o presidente vinha se queixando de uma crise de soluços. O incômodo ficou claro na live semanal da última quinta-feira. Na ocasião, Bolsonaro chegou a pedir desculpas logo no início da transmissão "Peço desculpas. Estou há uma semana com soluços, talvez eu não consiga me expressar adequadamente."

"Mais um desafio" 

O autor da facada, Adélio Bispo de Oliveira, um ex-filiado ao PSOL, foi diagnosticado com transtorno delirante e declarado inimputável pela justiça. Encontra-se hoje internado em uma unidade psiquiátrica de uma prisão de segurança máxima.

Bolsonaro, porém, afirma que a tentativa de assassinato foi planejada e teve respaldo político. Uma teoria que reiterou nesta quarta-feira em um tuíte sobre o problema de saúde mais recente.

"Mais um desafio, consequência da tentativa de assassinato promovida por antigo filiado ao PSOL, braço esquerdo do PT, para impedir a vitória de milhões de brasileiros que queriam mudanças para o Brasil. Um atentado cruel não só contra mim, mas contra a nossa democracia", escreveu.

Em 2020, o presidente teve covid-19, apresentando sintomas leves da doença e não precisou ser hospitalizado.

A internação de Bolsonaro ocorre em um contexto de crise política e de erosão de sua popularidade, com denúncias de corrupção em contratos negociados por seu governo para enfrentar a pandemia do coronavírus, que já deixou quase 540 mil mortos no país.

Além disso, uma CPI no Senado investiga as supostas omissões de seu governo na luta contra o coronavírus há quase três meses e nesta quarta-feira foi prorrogada por mais 90 dias.

Tags

Autor