INCÊNDIO

Parlamentares da Oposição querem responsabilizar governo federal por incêndio na Cinemateca

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados já havia feito uma audiência em abril deste ano para discutir a respeito da situação de vulnerabilidade da Cinemateca Brasileira

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 30/07/2021 às 17:45 | Atualizado em 30/07/2021 às 17:57
Notícia
X

Parlamentares que formam o bloco de oposição na Câmara dos Deputados devem protocolar uma notícia-crime na Procuradoria Geral da República para responsabilizar o governo federal por negligência e omissão no incêndio da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, ocorrido nessa quinta-feira (29). Parte do acervo localizado no galpão da Cinemateca, que já tinha sofrido com alagamentos em 2020, foi danificado.

“Esse incêndio que ocorreu na Cinemateca não é um mero acidente. É um crime de lesa-memória. É o resultado de uma política deliberada do Governo brasileiro de atacar todas as nossas instituições culturais, de maneira sistemática e planejada. Vamos retomar as atividades do Congresso Nacional na segunda-feira e já estamos articulando estratégias jurídicas e políticas, para responsabilizar o Governo Bolsonaro por isso. Vamos ingressar na PGR com uma notícia-crime contra a Secretaria Especial de Cultura pela má gestão, ou a falta de qualquer gestão, em relação à Cinemateca. Não é fortuito. É omissão dolosa", afirmou o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE). Ele é presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Cinema e do Audiovisual.

Além de Tadeu Alencar, estão juntos nessa entrada com a notícia-crime na PGR os deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP), Lídice da Mata (PSB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Alice Portugal (PC do B-BA), Benedita da Silva (PT-RJ), Maria do Rosário (PT-RS), Áurea Carolina (PSOL-MG), Sâmia Bonfim (PSOL-SP), Alexandre Padilha (PT-SP) e Orlando Silva (PC do B-SP).

“Esse incêndio que ocorreu na Cinemateca não é um mero acidente. É um crime de lesa-memória. É o resultado de uma política deliberada do Governo brasileiro de atacar todas as nossas instituições culturais, de maneira sistemática e planejada. Vamos retomar as atividades do Congresso Nacional na segunda-feira e já estamos articulando estratégias jurídicas e políticas, para responsabilizar o Governo Bolsonaro por isso. Vamos ingressar na PGR com uma notícia-crime contra a Secretaria Especial de Cultura pela má gestão, ou a falta de qualquer gestão, em relação à Cinemateca. Não é fortuito. É omissão dolosa”, declarou Alencar.

Ainda segundo o parlamentar,  o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o Secretário Especial de Cultura, Mário Frias, teriam sido indiferentes no tratamento dado ao espaço. “A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados fez diversas audiências públicas para trazer luz sobre a situação de vulnerabilidade da Cinemateca, que estava relegada à própria sorte. Em muitas delas, o Governo Federal sequer mandou um representante. Fizemos uma reunião para discutir a Cinemateca em julho de 2020 e outra em abril deste ano, além de manifestos, ações judiciais, protestos de artistas e amigos da instituição, mas nada foi feito”, comentou.


 

Tags

Autor