Luto

Políticos e amigos lamentam a morte do ex-governador Joaquim Francisco

Além de governador, Francisco foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro. Ele faleceu aos 73 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 03/08/2021 às 16:25 | Atualizado em 03/08/2021 às 19:51
Notícia
X

Políticos e amigos lamentaram, nesta terça-feira (3), a morte do ex-governador Joaquim Francisco, aos 73 anos. Ele faleceu no Hospital Português, na capital pernambucana, onde se tratava de um câncer de pâncreas e estava internado desde 14 de junho. Além de governador, Francisco foi prefeito do Recife, deputado federal e ministro.

Segundo o governador Paulo Câmara (PSB), Joaquim Francisco era um "homem de diálogo" e "tinha a política no sangue". O Estado decretou luto oficial por sete dias em memória do ex-governador. "Pernambuco perdeu um dos seus filhos mais ilustres. O ex-governador Joaquim Francisco foi um homem de diálogo e extremamente dedicado à sua terra e ao seu povo. Ingressou cedo no serviço público chegando até o cargo de procurador. Joaquim também tinha a política no sangue. Foi secretário estadual, deputado federal por sucessivos mandatos, ministro do Interior e prefeito do Recife em duas ocasiões. E teve a honra de governar seu Estado, no período de 1991 até 1994. Estamos decretando luto oficial em Pernambuco por sete dias em sua memória, e queremos manifestar nossa solidariedade, neste momento de profunda tristeza, aos seus familiares e amigos. Em especial à sua esposa Sílvia, suas filhas e genros, e ao seu sobrinho José Neto, nosso secretário da Casa Civil", disse o chefe do Executivo estadual.

O empresário e presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, também lamentou o falecimento do ex-governador, rememorando a importância de sua trajetória política. “Joaquim Francisco participou ativamente de momentos importantes da política local e nacional. Teve a oportunidade de liderar a capital e o Estado, defendendo estratégias de desenvolvimento em prol da sua região. É uma perda para a política em um momento tão escasso de diálogo”, declarou o empresário. 

Reforçando o "apreço" e "respeito" que nutria por Francisco, o senador Jarbas Vasconcelos (MDB) também veio a público lamentar a morte o ex-governador. "Foi com muito pesar recebei a notícia nesta terça do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Joaquim foi um homem de muitas conquistas e com uma trajetória marcada por muito trabalho e dedicação. Foi Prefeito do Recife, Governador de Pernambuco, Deputado Federal e Ministro de Estado, sempre com elevado espírito público. Mesmo militando em campos diferentes, tínhamos apreço e respeito mútuo. Sempre o identifiquei como um homem de bem, justo, trabalhador, correto e muito preparado. O ambiente político e social perde com o seu desaparecimento. À sua esposa Silvia, suas filhas e demais familiares e amigos deixo meus sinceros sentimentos", declarou.

"Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. De perfil conciliador, foi um exemplo de homem público e uma grande referência política para Pernambuco. Com a trajetória marcada pela correção e a ética, Joaquim Francisco estava à frente de todos os debates sobre a política de Pernambuco. Deixa como legado relevantes serviços prestados ao nosso Estado como prefeito do Recife, governador, ministro de Estado e deputado federal. Minha solidariedade aos familiares e amigos", pontuou o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

No Twitter, o senador Humberto Costa (PT) destacou a firmeza e disposição para o diálogo que Joaquim Francisco sempre valorizou. "Lamento profundamente a morte do ex-governador de Pernambuco, Joaquim Francisco. Joaquim sempre foi um político muito firme, prezava pelo diálogo. Já fui oposição ao governo dele na Câmara e sempre nos respeitamos. Deixo meu abraço e meus sentimentos a toda sua família", publicou o petista.

>>Morre aos 73 anos o ex-governador de Pernambuco Joaquim Francisco

>>Joaquim Francisco: veja fotos do ex-governador de Pernambuco, que faleceu nesta terça (3)

>>Governador Paulo Câmara decreta luto oficial de sete dias, em Pernambuco, pela morte de Joaquim Francisco

>>João Campos decreta luto oficial de sete dias no Recife pelo falecimento de Joaquim Francisco

>>Ex-governador e ex-prefeito do Recife, conheça a trajetória política de Joaquim Francisco

O prefeito João Campos (PSB) também decretou luto oficial de sete dias na cidade em homenagem a Francisco. O político foi prefeito do Recife por duas vezes, entre 1983 e 1986 e no período de 1989 a 1990. "Estamos decretando luto oficial por sete dias pelo falecimento do ex-governador e prefeito do Recife, Joaquim Francisco. De longa e expressiva trajetória política e atuação no serviço público, sua passagem à frente da nossa cidade foi marcada pela dedicação e compromisso com os recifenses. Meus mais profundos sentimentos à sua família e amigos. Que possam encontrar conforto nesse momento de dor", pontuou o prefeito.

"Com pesar que recebo a notícia da morte do ex-ministro, ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado Joaquim Francisco. Assim que assumi a Prefeitura do Recife, em 2013, conversei com ex-prefeitos e tive a oportunidade de ouvir Joaquim Francisco sobre os desafios de comandar a capital. Deixo aqui meus sentimentos aos familiares e amigos", disse o ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio (PSB).

Segundo o ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB), a trajetória de Joaquim Francisco deixa "grandes ensinamentos" a quem permanece ativo na política pernambucana. "Ele nos deixou grandes ensinamentos como homem público, cujas características encarnavam muito bem o espírito de Pernambuco; altivo, afirmativo e dedicado às melhores causas. Soube exercer o poder, mas soube também viver com muita dignidade fora dele. Nos últimos anos, era muito bom ouvi-lo, e tê-lo presente no debate dos temas de interesse do País e do mundo, pois mantinha-se sempre atualizado. Tenho certeza de que o povo de Pernambuco saberá a esta hora lhe prestar um justo tributo", observou.

Presidente estadual do MDB e deputado federal, Raul Henry relembrou em nota algumas realizações de Joaquim Francisco na política, personalidade que, segundo o emedebista, "deixa uma enorme lacuna na vida pública de Pernambuco e do Brasil". "Joaquim foi um homem que honrou a atividade política em todos os cargos públicos que ocupou. Teve uma trajetória vitoriosa e prestou relevantes serviços ao Recife, como seu prefeito em duas ocasiões, ao estado de Pernambuco, na condição de governador, e ao Brasil, como deputado e ministro. No exercício do mandato parlamentar, foi relator da Lei de Responsabilidade Fiscal, determinante para o equilíbrio das contas públicas do país e para a recuperação da confiança naquele período de reconstrução da nossa economia", declarou.

A ex-deputada estadual Terezinha Nunes (MDB), por sua vez, ressaltou o papel do amigo na redemocratização do Brasil. "Joaquim foi meu companheiro de partido quando estava no PSDB e era um político íntegro. Teve papel importante na redemocratização do Brasil. Vinha se tratando de um câncer. Que Deus conforte a sua família, esposa Silvia e filhas", afirmou.

"Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Pernambuco perde hoje um grande homem público. Recentemente, na Câmara dos Deputados, fui autor de um Voto de Louvor, em sua homenagem, na celebração dos seus 73 anos. Infelizmente a pandemia não nos deixou celebrar essa homenagem presencialmente", declarou o deputado federal e presidente estadual do Podemos, Ricardo Teobaldo, por nota.

No texto, o parlamentar afirma que a história de Pernambuco possui o DNA de Joaquim Francisco, que, segundo ele, deixa um legado eterno para o Estado."A trajetória de Joaquim se confunde com a história política de Pernambuco. Prefeito, deputado federal, ministro, governador. A nossa história carrega o DNA e o trabalho de Joaquim Francisco. Esse legado será eterno. Meus sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos", disse Teobaldo.

CONFIRA VÍDEO DE JOAQUIM FRANCISCO FALANDO SOBRE O SEU GOVERNO

"Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Joaquim Francisco. Tive a honra de começar a minha vida pública como seu oficial de gabinete no governo de Pernambuco. Conciliador, firme, homem de palavra. Nunca abriu mão de seus princípios. Governador, prefeito do Recife, ministro de Estado, deputado federal. Honrou como poucos a tradição pernambucana. Exemplo de homem público, fará muita falta. Hoje perdi um amigo, um conselheiro. Meus sentimentos a sua esposa, Silvia, às filhas e netos e a todos os milhares de amigos e admiradores que Joaquim cultivou ao longo dos anos", afirmou Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB.

Prefeita de Caruaru e presidente estadual do PSDB, partido onde Joaquim Francisco ficou filiado por 5 anos, Raquel Lyra destacou a passagem do ex-governador pela legenda. "Pernambuco perdeu hoje um de seus grandes líderes, o ex-governador, deputado e prefeito do Recife Joaquim Francisco. Em meu nome e de todos que fazem o PSDB, seu último partido político, o nosso reconhecimento a esse grande homem público por toda uma vida dedicada a Pernambuco e a defesa dos ideais democráticos. A sua família e inúmeros amigos, a nossa solidariedade neste momento de despedida”, declarou a gestora, através de nota.

"Recebi com pesar a notícia do falecimento do querido Joaquim Francisco, a quem tenho profunda admiração pelo político inspirador e por sua história no nosso estado como governador de Pernambuco, prefeito do Recife e deputado federal. Nosso último encontro foi online, há um ano, durante o Projeto 100 Dias, quando o convidei para palestrar aos tucanos sobre os desafios de uma eleição marcada pela pandemia. Sentar para ouvir suas histórias era sempre agradável, foram verdadeiros momentos de aprendizado. Pernambuco perde com sua partida. Meus sentimentos à família", disse a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB).

Em nome da Câmara Municipal do Recife, o presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), relembrou que Francisco jamais agrediu ou atacou adversários. "Ele nos deixa precocemente, após lutar com bravura contra um câncer. Um homem que pautou sua vida pública com sinceridade e ética. Sempre soube disputar a partir das ideias, sem jamais agredir ou atacar adversários. Certamente nos fará uma enorme falta. À família e aos muitos admiradores e amigos, nossos mais sinceros pesares", afirmou.

Para Eriberto Medeiros (PP), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Joaquim Francisco foi "uma das grandes referências políticas" da história do Estado. "Pernambuco se despede, hoje, de uma das grandes referências da sua história política. Recebemos, com muita tristeza, a notícia da morte do ex-governador Joaquim Francisco, um homem devotado à missão de ajudar Pernambuco com seu conhecimento, com a sua garra e sua liderança. Admirava sua disposição de compartilhar a vasta experiência, preocupado em colaborar com o desenvolvimento do nosso Estado. Sentiremos falta da sua postura séria e respeitável. A Assembleia Legislativa de Pernambuco está de luto pelo seu falecimento. Transmito meus sentimentos aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que ele possa descansar em paz", pontuou Eriberto.

A deputada estadual Priscila Krause (DEM) disse, em texto divulgado para a imprensa, que aprendeu "a amar e lutar pelo Recife pelo olhar" de Joaquim Francisco, ainda nos anos 1980. Segundo a parlamentar, de lá para cá, "a política e a amizade familiar" os uniu de maneira definitiva.

"Sua liderança firme, inconfundível pela voz forte e já saudosa, deixa lições pra sempre. Pernambuco e o Recife devem muito a esse homem de gestos e realizações marcantes, grandes obras e muitos serviços prestados. Referência nacional de administração pública séria e eficaz, Joaquim deixa como um dos grandes legados à nação a exitosa e atualíssima Lei de Responsabilidade Fiscal, da qual foi um dos principais formuladores, celebrando o zelo que lhe foi peculiar - e já faz tanta falta - no trato da coisa pública", comentou Priscila.

"É com profundo pesar que recebo a triste notícia de que Pernambuco perdeu, hoje, um dos seus maiores líderes, um dos grandes pensadores e entusiasta da boa política. De uma trajetória marcada por grandes feitos e laços construídos em favor do nosso estado, Joaquim Francisco destacou-se como prefeito, deputado federal, ministro e governador de Pernambuco. Construímos uma boa relação, da qual, com certeza, sentirei muita falta. Deixo aos familiares, amigos e apoiadores, meus mais sinceros sentimentos", declarou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente estadual do PL, Anderson Ferreira.

Em nota à imprensa o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), afirmou que a principal virtude de Joaquim Francisco foi "a dedicação permanente por um Brasil justo". "Pernambuco perde mais um grande nome de sua história. O ex-governador Joaquim Francisco nos deixa com uma biografia honrada e enormes serviços prestados pela sua gente. Prefeito do Recife, deputado federal e ministro de Estado, dentre inúmeras contribuições, Joaquim Francisco foi peça decisiva na construção da Lei de Responsabilidade Fiscal. Como prefeito e governador deixou incontáveis obras. Mas acima disso tudo, sua principal virtude foi a dedicação permanente por um Brasil justo. Expresso aqui minhas condolências a todos os familiares e amigos do governador Joaquim Francisco".

Por nota e em nome do Partido Progressistas de Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte disse que Joaquim Francisco deixa "grandes ensinamentos". "Grande nome da política brasileira, Joaquim também foi prefeito do Recife, deputado federal e deixa grandes ensinamentos. Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa e filhos. Que Deus conforte o coração de todos!", observou.

"Meus sentimentos para todos amigos e familiares do ex-governador Joaquim Francisco. Em 2016, Joaquim foi para mim um apoiador e conselheiro. Para Pernambuco, um homem público sério, competente e realizador. Que Deus dê conforto e paz à sua família nessa hora difícil", afirmou o deputado federal e presidente estadual do Cidadania, Daniel Coelho.

"Hoje Pernambuco perdeu uma importante liderança política. O ex-governador Joaquim Francisco deixa um legado marcado pela seriedade com a gestão pública e compromisso com o povo pernambucano. Joaquim Francisco teve essas características em todas as suas atribuições, sendo prefeito do Recife, deputado federal, ministro e governador. Durante seis anos, o PSB teve a honra de ter Joaquim como filiado. À sua esposa Silvia, suas filhas e amigos, nosso voto de pesar", declarou o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes.

"A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), em nome do seu presidente José Patriota (PSB), lamenta com pesar a morte do ex-governador de Pernambuco, ex-prefeito do Recife e ex-ministro, Joaquim Francisco. Seu legado ficará eternizado nos trabalhos desenvolvidos ao longo de sua vida. Neste momento de dor, pedimos a Deus para que conforte o coração de seus familiares e amigos", diz nota publicada pela Amupe.

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio (SD), frisou a ética e sinceridade de Joaquim Francisco ao lamentar o seu falecimento. "Uma das mais importantes representações do quadro político do nosso Estado. Como homem público, sempre se destacou pela ética e sinceridade. Infelizmente nos deixou precocemente, após árdua luta contra um câncer, mas seu legado será eterno. Sua dedicação e amor à Pernambuco farão falta", pontuou o gestor municipal.

Vereador do Recife, Alcides Cardoso (DEM) classificou a morte de Francisco como "uma perda irreparável para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil". "Recebi há pouco a notícia do falecimento do grande político, amigo e um dos meus maiores mentores na vida pública, Joaquim Francisco. Uma perda irreparável para o Recife, para Pernambuco e para o Brasil, de um homem público que nunca deixou de contribuir para a melhoria do nosso estado. Aos 73 anos, deixa um currículo como poucos na história de Pernambuco: foi Prefeito do Recife, Deputado Federal, Ministro do Interior e Governador do Estado, além da várias outras funções institucionais. (...) Quando decidi me candidatar a vereador, ele foi um dos primeiros a saber e me deu a sua aprovação e todo suporte. Me disse que o Recife precisava de homens dispostos a dedicar a vida a essa cidade, como ele havia feito, e que estaria ao meu lado apoiando e contribuindo para o mandato. Por isso, para mim, há um sentimento de orfandade", afirmou o democrata.

"A capacidade de dialogar sempre foi uma das marcas do ex-governador Joaquim Francisco, que faleceu hoje. Uma vida dedicada a Pernambuco e a política, que ele sempre dizia fazer parte do ar que respirava. E fazia. Com um humor peculiar e uma curiosidade grande sobre tudo, era mestre na arte de conversar, fosse qual fosse o tema. Em sua trajetória ocupou dezenas de cargos no Executivo (municipal, estadual e federal) e no Legislativo (estadual e federal). Foi prefeito do Recife por duas vezes, governador de Pernambuco, deputado federal e ministro do Interior. Toda minha solidariedade à família", disse a deputada federal Marília Arraes (PT).

Líder da oposição na Alepe, o deputado estadual Antônio Coelho (DEM) frisou o comprometimento de Joaquim Francisco com o "desenvolvimento do povo". "Pernambuco perde, hoje, mais uma de suas importantes lideranças políticas. Um homem público ético, conhecedor dos problemas do nosso Estado, comprometido com o desenvolvimento do seu povo e com uma folha ampla de serviços prestados aos pernambucanos. O mesmo entusiasmo apresentava para defender os interesses dos brasileiros assim como o fez no papel importante que exerceu no período de redemocratização do Brasil como deputado federal constituinte. O diálogo e o debate de ideias sempre foram seus principais instrumentos em toda a sua atuação pública. É mais uma voz forte que nos fará falta. Na memória ficarão guardadas a admiração e a inspiração de trabalhar pelo nosso povo", pontuou Coelho.

Tags

Autor