PRESIDENTE

Bolsonaro diz que 'obsessão' de Biden pelo meio ambiente 'atrapalha um pouquinho'

Bolsonaro disse que o governo dos Estados Unidos, que definiu como "mais de esquerda", tem "quase uma obsessão pela questão ambiental", o que "atrapalha um pouquinho" o Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 30/08/2021 às 23:42 | Atualizado em 30/08/2021 às 23:48
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (30) que o governo dos Estados Unidos, que definiu como "mais de esquerda", tem "quase uma obsessão pela questão ambiental", o que "atrapalha um pouquinho" o Brasil.

"Da minha parte, o Brasil está de portas abertas e pronto para continuar a conversa com o governo americano. Obviamente, o governo Biden é um governo mais de esquerda, um governo que tem quase uma obsessão pela questão ambiental, então isso atrapalha um pouquinho a gente", declarou, durante entrevista a uma rádio. "O Brasil é o país que mais preserva seu meio ambiente. A gente sofre ataques o tempo todo de países europeus”, assinalou.

Bolsonaro, cético em relação às mudanças climáticas e admirador do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, é alvo de críticas internacionais por sua política ambiental e sua posição em favor das atividades de extração em áreas protegidas, que, segundo especialistas, alimentam o desmatamento, a mineração e a extração ilegal de madeira.

O presidente teve uma briga com Biden durante a última campanha presidencial dos Estados Unidos, na qual apoiou publicamente Trump, quando o então candidato democrata levantou a possibilidade de sanções econômicas caso o desmatamento continuasse a aumentar no Brasil.

Desde que Biden chegou ao poder, a relação entre os dois tem sido fluida. Em abril, Bolsonaro prometeu a Biden e à comunidade internacional erradicar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030, 10 anos antes do inicialmente planejado, um objetivo que, a julgar pelos dados mais recentes sobre a devastação da Floresta Amazônica, parece difícil de cumprir.

Tags

Autor