Atos de 7 de setembro

Alvo de bolsonaristas, ministro do STF Alexandre de Moraes se manifesta no Twitter: "absoluto respeito à democracia"

Apesar de não citar Moraes nominalmente, o discurso do presidente Jair Bolsonaro durante ato na Esplanada dos Ministérios foi um recado para o magistrado

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Giovanna Torreão

Publicado em 07/09/2021 às 11:45 | Atualizado em 07/09/2021 às 21:08
Notícia
X

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes usou as redes sociais, no fim desta manhã, transmitir uma mensagem sobre a democracia neste 7 de setembro, que é marcado por protestos a favor ao governo e com caráter antidemocrático convocados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. "Nesse Sete de Setembro, comemoramos nossa Independência, que garantiu nossa Liberdade e que somente se fortalece com absoluto respeito a Democracia", escreveu.

Apesar de não citar Moraes nominalmente, o discurso do presidente Jair Bolsonaro durante ato na Esplanada dos Ministérios foi um recado para o magistrado. O presidente afirmou que não se pode aceitar que “uma pessoa específica continue barbarizando”. "Não podemos continuar aceitando que uma pessoa especifica na região dos Três poderes continue barbarizando [...] Não queremos ruptura, brigar com poder nenhum. Mas não podemos admitir que uma pessoa coloque em risco a nossa liberdade", disse.

O presidente chegou a dizer que se tratava de um "ultimato" para Praça dos Três Poderes, onde ficam o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. "É um ultimato para todos na Praça dos Três Poderes. Todos devemos nos curvar à nossa Constituição [...] Nós todos aqui na Praça dos Três Poderes juramos respeitar a nossa Consitutição. Quem age fora dela, se enquadra ou pede para sair", garantiu.

Alexandre de Moraes é relator do inquérito das Fake News, no qual Bolsonaro foi incluído como investigado a pedido dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o ministro também é responsável pelo inquérito das milícias digitais e tem proferido decisões contrárias a aliados de Bolsonaro.

Tags

Autor