INQUÉRITO

MPF investiga presidente da Caixa por suposta pressão contra Fiesp e Febraban

Ação de Pedro Guimarães teria sido feita para que lideranças não dessem apoio ao manifesto pela pacificação entre os Poderes

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcelo Aprígio

Publicado em 16/09/2021 às 7:31
Notícia
X

O Ministério Público Federal (MPF) investiga se o presidente da Caixa Econômica Federal (CEF), Pedro Guimarães, utilizou seu cargo para pressionar indevidamente empresários e lideranças da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Federação Brasileira de Bancos (Febraban) contra a assinatura de um manifesto a favor da harmonia entre os Três Poderes.

A investigação foi incluída no inquérito civil em andamento que acompanha se o banco mantém os padrões de governança e compliance adotados após os crimes descobertos pela força-tarefa Greenfield, que investigou desvios no banco e em fundos de pensão nas gestões do PT.

Segundo o procurador Anselmo Henrique Cordeiro Lopes, da Procuradoria da República no Distrito Federal, o inquérito estava para ser arquivado quando surgiram indícios não só de pressões contra as entidades, mas também no interior da própria Caixa.

Ameaças à Febraban

O imbróglio começou quando a Caixa e o Banco do Brasil ameaçaram abandonar a Febraban caso a entidade assinasse o documento capitaneado pela seção paulista da federação das indústrias. Isso porque, na avaliação dos bancos estatais, o texto seria crítico ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em agosto, a jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, publicou uma reportagem na qual mostrava que o presidente da Caixa chegou a ameaçar os bancos privados de perder negócios com o governo se assinassem o manifesto da Fiesp.

A ação do presidente da CEF, diz o pedido do MPF que o JC teve acesso, além de poder configurar ato de improbidade administrativa ou até mesmo crime de ameaça”. O procurador também sugere a ocorrência do crime de ameaça, a indicar “possível politização da instituição financeira, afetando a governança e a credibilidade de sua atuação”. 

O procurador deu 10 dias úteis para que o presidente da Caixa dê sua versão. O mesmo prazo foi dado aos presidentes da Fiesp, da Febraban e do Banco Central. A PricewaterhouseCoopers, responsável pela auditoria independente do banco, foi questionada se tomou conhecimento dos fatos e chamada para acompanhar os desdobramentos do inquérito.

Após receber e analisar as informações, o MPF vai decidir sobre a necessidade de tomar o depoimento do presidente da Caixa.

Leia o despacho do MPF:

 

Tags

Autor