MANIFESTAÇÃO

Ato contra Bolsonaro toma as ruas do Recife neste sábado

Manifestação acontece também em outras cidades do País. Ato reivindica mais emprego, comida, ampliação da vacinação contra a covid-19 e pede o fim da reforma administrativa proposta pelo governo federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Margarida Azevedo

Publicado em 02/10/2021 às 11:02 | Atualizado em 02/10/2021 às 14:57
Notícia
X

Atualizada às 12h15

Trabalhadores, políticos, centrais sindicais e representantes de movimentos sociais participam, na manhã deste sábado (02), no Recife, de mais um ato contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Manifestações semelhantes acontecem em outras cidades brasileiras e também reivindicam "emprego decente, em favor da vida, da renda, contra a fome e a reforma Administrativa (PEC 32)", segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Reforço da vacinação contra a covid-19 é outro tema defendido pelos militantes.

>>> Mulher é atropelada após ato contra Bolsonaro, no Recife

>>> Veja as imagens de manifestação contra Bolsonaro no Recife e restante do País

Na capital pernambucana, a concentração foi na Praça do Derby, área central. Por volta das 10h30, teve início a passeata pela Avenida Conde da Boa Vista. Passava do meio-dia quando o ato chegou na Praça do Carmo, no bairro de Santo Antônio, ponto final da manifestação. Em Pernambuco, além do Recife,  ocorreram protestos em Caruaru e Garanhuns, ambas no Agreste do Estado. Não houve registro de incidentes.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
PROTESTO NO RECIFE CONTRA O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, NESTE SÁBADO (2) - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

"Estamos mais uma vez tomando as ruas não só de Recife. São mais de 300 cidades, incluindo as capitais. A classe trabalhadora não aguenta mais tanta opressão desse governo. Essa proposta da reforma administrativa visa acabar com todo o serviço público. Precisa ser retirada do Congresso Nacional", destacou a secretária de políticas sociais da CUT, Andrea Batista, uma das participantes do ato. Ela lembrou que todas as medidas sanitárias contra a covid-19 estão sendo adotadas.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Protesto contra o presidente Bolsonaro neste sábado (2), no Recife - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Joice Cunhatã, do Contexto Urbano Karachianassu, está no ato para reforçar a luta dos povos indígenas. "Reivindicamos a demarcação das terras indígenas. Também a luta do povo sem terra. Fora esse governo genocida que a cada dia tira mais nossos direitos. Queremos terra, pão na mesa", afirmou Joice.

O psicólogo Gilson Cavalcanti era um dos manifestantes. "Faço questão de sempre estar na rua contra esse governo. Participei das outras manifestações também. Sou contra a reforma administrativa como ela está colocada. Se não é discutida com as pessoas deixa de ser democrática", comentou. "Estar aqui é luta, força, cidadania, resistência", afirmou a psicóloga Roseane Vaz, que também participou do ato no Recife.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
PROTESTO NO RECIFE CONTRA O PRESIDENTE JAIR BOLSONARO, NESTE SÁBADO (2) - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

Tags

Autor