STF

Lewandowski rejeita queixa-crime de Luciano Hang contra Paulo Pimenta, deputado federal pelo PT

Dono da Havan acusa o parlamentar da prática de crime contra a honra por conta de postagens feitas em uma rede social

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/10/2021 às 17:25 | Atualizado em 18/10/2021 às 17:50
Notícia
X

Uma queixa-crime feita pelo empresário Luciano Hang contra o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) foi rejeitada pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF). A ação é de 2019 e, nela, o dono da Havan acusa o parlamentar da prática de crime contra a honra por conta de postagens feitas em uma rede social. As informações são do UOL.

Em sua decisão, o ministro diz que não considera cabível submeter o deputado "às duras consequências de responder a uma ação penal justamente pelo exercício de sua liberdade de manifestação". Lewandowski afirmou, ainda, que Pimenta atuou "sob a égide da imunidade material".

A tensão entre o deputado e o empresário foi ocasionada por um post que o petista fez no Twitter afirmando que Hang "é um dos melhores símbolos para ilustrar a elite corrupta e hipócrita do Brasil". O parlamentar também afirmou, em outra publicação, que Luciano Hang "deve centenas de milhões ao povo brasileiro".

>> Luciano Hang reforça postura negacionista em depoimento na CPI da Covid

>> Luciano Hang confirma que sua mãe, cardíaca e diabética, tomou 'kit covid'

>> Luciano Hang admite ter contas no exterior, mas nega financiar fake news

Para o proprietário da Havan, o gesto do político poderia ser classificado como injúria qualificada, pois as publicações foram realizadas por um meio que "facilita a divulgação das ofensas". O magistrado, contudo, afirmou que as declarações estariam protegidas pela imunidade parlamentar.

Lewandowski também pontuou que a liberdade de opinião, mesmo que de um deputado, não é absoluta e que se houver algum tipo de abuso, "o Poder Judiciário deverá honrar a responsabilidade institucional que lhe cabe, protegendo os direitos individuais contra excessos".

No fim da sua decisão, o ministro observou que Pimenta se expressou em um "contexto político" e que ele "apenas externou o se descontentamento" com um vídeo divulgado por Hang anunciando a compra de uma aeronave.

Tags

Autor