ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro perde para todos os candidatos no segundo turno, diz pesquisa do Ipespe

O atual presidente perde até para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que não tem muita visibilidade fora do Sul e Sudeste

Imagem do autor
Cadastrado por

Angela Fernanda Belfort

Publicado em 03/11/2021 às 13:48 | Atualizado em 03/11/2021 às 22:23
Notícia
X

Faltando um ano para a próxima eleição presidencial,  o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perde no segundo turno para todos os candidatos, segundo a pesquisa nacional do Ipespe divulgada nesta quarta-feira (3). No segundo turno, o atual presidente  perde para o ex-presidente Lula (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PTB), o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), e até para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). 

Na disputa com Lula, Bolsonaro teria 32% dos votos e Lula ficaria com 50% dos votos, caso a eleição fosse hoje. Com Ciro Gomes, o presidente Bolsonaro ficaria com 34% dos votos e o ex-ministro cearense com 44%. No certame com João Dória, o governador de São Paulo ficaria com 40% dos votos e Bolsonaro com 35%. 

Ainda de acordo com a pesquisa, no segundo turno, a diferença menor de votos entre Bolsonaro e outro concorrente seria com o governador do Rio Grande do Sul. Nesta simulação, Bolsonaro ficaria com 34% dos votos e Eduardo Leite com 37%. 

Ainda nas mesmas simulações, o ex-presidente Lula venceria no segundo turno, caso concorresse com Bolsonaro - como já foi citado acima -, o ex-ministro Sérgio Moro, Ciro Gomes, João Dória e Eduardo Leite. 

Na concorrência do segundo turno entre Lula e Sérgio Moro, o primeiro ficaria com 52% e o segundo com 34%. Na mesma simulação, Lula concorrendo com Ciro, o primeiro ficaria com 49% dos votos e o cearense com 29%. Entre Lula e João Dória, o primeiro ficaria com 51% dos votos e o segundo com 23%. E, por último, Lula com Eduardo Leite, o ex-presidente teria 50% dos votos e o governador do Rio Grande do Sul com 22%. 

A pesquisa Ipespe foi realizada entre 25 e 28 de outubro numa amostra nacional que contou com 1 mil entrevistados representativa do eleitorado do País com mais de 16 anos  que mora em todas as regiões do País, com cotas de sexo, idade e localidade. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro da pesquisa é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95,5%. 

ECONOMIA

O governo do presidente Jair Bolsonaro é considerado ruim e péssimo por 54% da população em outubro. Um mês antes, este percentual era de 55%. Já os que classificam a atual gestão de ótima correspondem a 24% do eleitorado em outubro eram 23% em setembro.

O desgaste do presidente Bolsonaro passa principalmente pelo atual contexto econômico do Brasil com a inflação em alta, os combustíveis que não param de subir de preço e a falta de uma retomada do crescimento econômico do País. A pesquisa do Ipespe mostrou que 67% dos entrevistados consideram que a economia do País está indo no caminho errado e este é o maior percentual registrado desde dezembro de 2019, quando 47% dos entrevistados tinham esta mesma percepção.

Mais da metade da população (56%) espera que mude completamente a forma como o Brasil é administrado. Em maio deste ano, este percentual era de 50%.  

A crise também está contribuindo para as pessoas terem mais interesse sobre a próxima eleição presidencial. Os que têm muito interesse e algum interesse no próximo pleito correspondem a 65% do eleitorado. Em julho deste ano, este percentual era de 63%.

 

Tags

Autor