CENÁRIO

Pesquisa Ipespe: 57% do eleitorado brasileiro vê chance grande de manter o emprego nos próximos seis meses

Levantamento ainda aponta que 67% dos entrevistados vêm a economia do País indo no caminho errado

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 03/11/2021 às 13:29 | Atualizado em 03/11/2021 às 22:23
Notícia
X

Levantamento do Ipespe, realizado entre os dias 25 a 28 de outubro de 2021, com 1.000 entrevistados em todas as regiões do País, e margem de erro de 3,2 pontos percentuais, aponta que 57% dos ouvidos no Brasil veem uma chance grande ou muito grande de manter o emprego nos próximos seis meses. A condução econômica do País, no entanto, tem sido vista sob aspectos receosos, já que para 67% dos entrevistados a economia está indo no caminho errado. 

Perguntados se "pelo que tem visto ou ouvido falar, o(a) Sr(a) acha que a economia no Brasil, no momento, está no caminho certo ou no caminho errado?", só 24% dos respondentes responderam "caminho certo". Outros 9% não souberam ou não responderam e a maioria, 67% indicaram "caminho errado". 

Nesse cenário, manter o emprego nos próximos seis meses será uma possibilidade pequena ou muito pequena para 33% dos questionados. Para 57%, a chance é grande ou muito grande de manter os empregos. Não sabe ou não respondeu são 9%. 

O endividamento também segue gradativo na perspectiva dos brasileiros. Na coleta do Ipespe, 34% acreditam que o endividamento vai aumentar ou aumentar muito nos próximos seis meses.  Outros 31% esperam ficar como está. Diminuir ou diminuir muito são 20%, enquanto 10% não têm dívidas e 4% não sabem ou não responderam. 

RENDA

Já em relação aos programa assistencialistas de transferência de renda do governo federal, 72% dos entrevistados não receberam a segunda rodada do auxílio emergencial porque "ninguém da casa faz parte do grupo de beneficiados". Outros 23% já receberam e 3% ainda vão receber. Não sabe ou não respondeu, 1%. 

Quanto ao Auxílio Brasil, a começar a ser pago pelo governo federal no dia 17 de novembro, no valor de R$ 400, 83% não têm expectativa de serem beneficiados. Esperam receber, 11% e não sabe ou não respondeu são 6%. Por outro lado, 84% dizem ter tomado conhecimento do programa. 

 

 

 

Tags

Autor