eleições 2022

Doria exclui Ciro da terceira via e vê "congestionamento" de candidaturas

"Não quero ser deselegante com Ciro Gomes, mas não creio que ele possa representar a terceira via. Ele está dentro de uma linha independente, para a qual eu respeito", afirmou Doria

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 06/11/2021 às 21:06
Notícia
X
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse neste sábado (6) que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) não representa a terceira via e considerou haver um "congestionamento" de candidaturas que buscam representar este campo nas eleições de 2022.
"Não quero ser deselegante com Ciro Gomes, mas não creio que ele possa representar a terceira via. Ele está dentro de uma linha independente, para a qual eu respeito", afirmou Doria durante entrevista coletiva em Salvador (BA), onde faz agenda de campanha pelas prévias do PSDB.
A declaração do governador foi dada ao falar sobre o alto número de pré-candidatos que dizem representar a terceira via, uma alternativa à polarização eleitoral entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido), os mais bem posicionados nas pesquisas de intenções de voto. Até o momento, onze nomes foram lançados por partidos como representantes do campo.
Doria defende que este número diminua e a união das siglas em torno de um único nome, que representaria a terceira via em 2022. Segundo ele, o resultado das prévias do PSDB, que definirão em 21 de novembro qual será o candidato da sigla para a próxima eleição presidencial, vai ser um passo importante para diminuir a pulverização.
"Hoje, o campo está congestionado. Ao longo dos próximos meses, esse balizamento vai se cristalizar. E começa a se cristalizar com o resultado das prévias do PSDB. Chamo a atenção para a importância das prévias do PSDB. Hoje o único partido que canaliza atenção da opinião pública é o PSDB porque está fazendo as prévias", destacou o tucano, que avaliou que o candidato único da terceira via só será decidido em março do próximo ano.
Prévias - O governador frisou que o partido sairá unido após as prévias, disputadas em clima bélico. No fim de outubro, a campanha de Doria registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil de SP por suposto hackeamento de uma conta da campanha dele no WhatsApp.
Por outro lado, a Comissão Partidária das Prévias do PSDB decidiu no dia 2 de novembro que 92 prefeitos e vice-prefeitos de São Paulo não estão aptos a participar do processo de escolha do candidato tucano à Presidência nas eleições de 2022. A impugnação dos nomes, sob alegação de suspeita de fraude, foi feita em outubro por presidentes de diretórios aliados ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputa as prévias com Doria e com o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.
"Minhas relações, tanto com Arthur Virgílio como com Eduardo Leite são fluidas, são boas, são respeitosas", destacou.
Relação com ACM Neto - Em Salvador para angariar votos nas prévias, Doria revelou ter tomado uma espécie de "gelo" do ex-prefeito e presidente nacional do DEM ACM Neto. O governador disse ter enviado uma mensagem a ele comunicando que viajaria à capital baiana, mas não recebeu resposta.
Os dois estão com as relações rompidas desde que o governador liderou a articulação que levou o vice-governador de SP, Rodrigo Garcia, do DEM para o PSDB. Vale lembrar que o diretório do PSDB na Bahia decidiu apoiar Leite nas prévias.

Filiação de Moro

Após confirmar presença no evento, o governador de São Paulo, João Doria, desistiu de ir à filiação do ex-ministro e ex-juiz federal Sergio Moro ao Podemos. A cerimônia ocorrerá na próxima quarta-feira (10), em Brasília (DF).
Convidado pelo próprio Moro, o tucano afirmou que terá uma agenda no mesmo dia do evento e, por isso, precisou cancelar a participação. Doria ressaltou, no entanto, que os dois estão "na mesma via" e disse apoiar uma possível incursão eleitoral do ex-juiz, que pode ser candidato à Presidência no próximo ano.
"Eu tinha me programado para participar da filiação, mas surgiu uma live que eu vou ter que fazer para um veículo internacional ao vivo. Eu faço parte do Fórum Econômico Mundial, é um tema vinculado ao meio ambiente, e eu acabo de voltar da COP 26. Me senti constrangido de não poder participar", contou neste sábado, em entrevista coletiva em Salvador (BA).
"Não poderei estar, mas ele tem meu apoio. Espero que possamos estar juntos nessa luta para podermos empunhar essa bandeira da terceira via para as eleições de 2022", disse também o tucano.
 

Tags

Autor