SAÚDE

Relembre os problemas de saúde enfrentados por Bolsonaro desde a facada

O presidente Jair Bolsonaro, de 66 anos, passou por vários problemas de saúde relacionados ao atentado do qual foi vítima

Imagem do autor
Cadastrado por

AFP

Publicado em 03/01/2022 às 21:16 | Atualizado em 03/01/2022 às 23:45
Notícia
X

O presidente Jair Bolsonaro, de 66 anos, passou por vários problemas de saúde desde que assumiu o poder em 2019, a maioria relacionados com a facada que recebeu em 2018, durante um ato de campanha.

- 6 de setembro de 2018 -
Um mês antes do primeiro turno das eleições presidenciais, Bolsonaro recebe uma facada no abdômen no meio da multidão durante um ato de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. O ataque, cometido por um homem com problemas mentais, causa várias perfurações no intestino de Bolsonaro, que perdeu mais de dois litros (40%) de sangue. O então candidato é operado de urgência em um hospital da cidade mineira, antes de ser transferido ao Hospital Albert Einstein em São Paulo.

- 12 de setembro de 2018 -
Bolsonaro é operado novamente devido a obstruções causadas por aderências no intestino delgado. Também é corrigida uma fístula surgida uma das suturas feitas na primeira cirurgia.

- 29 de setembro de 2018 -
Vinte e dois depois do ataque e faltando uma semana para as eleições, Bolsonaro deixa o hospital. O então candidato não participa de nenhum debate televisivo com os outros concorrentes.

- 28 de janeiro de 2019 -
Quase um mês depois de tomar posse como presidente, Bolsonaro se submete a uma nova operação, para a retirada da bolsa de colostomia que ele precisou usar depois do atentado. A cirurgia se revela mais longa - sete horas - e mais complexa que o previsto devido a muitas aderências intestinais.

- 8 de setembro de 2019 -
Nova internação e quarta cirurgia, agora para corrigir uma hérnia abdominal na cicatriz da operação anterior.

- 23 de dezembro de 2019 -
Bolsonaro passa a noite em um hospital de Brasília após sofrer "uma queda no banheiro".

- 6 de julho de 2020 -
O presidente é diagnosticado com covid-19. Apresenta sintomas leves e afirma "estar melhor" depois de tomar hidroxicloroquina, um medicamento contra a malária comprovadamente ineficaz contra o novo coronavírus.

O chefe de Estado, que desde sempre minimizou a gravidade da pandemia, se recupera depois de 19 dias de isolamento no Palácio da Alvorada em Brasília, e obtém um teste negativo em 25 de julho. Até hoje, garante que não se vacinou contra a covid.

- 25 de setembro de 2020 -
Bolsonaro se submete a uma cirurgia para a retirada de um cálculo renal.

- 14 de julho de 2021 -
O presidente é internado no hospital para tratar de uma obstrução intestinal e uma crise de soluço que já durava dez dias. Os médicos optam por um "tratamento conservador", sem cirurgia.

- 3 de janeiro de 2022 -
De férias no estado de Santa Catarina, Bolsonaro precisa ser transferido e internado de urgência em São Paulo por uma nova obstrução intestinal e passa por exames para uma "possível cirurgia".

Tags

Autor