PRESIDENTE INTERNADO

Bolsonaro apresenta melhora clínica; médico decidirá sobre cirurgia

O presidente está internado em São Paulo com um quadro de obstrução intestinal

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/01/2022 às 20:43
NELSON ALMEIDA / AFP
Entrada do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde Bolsonaro está - FOTO: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

Atualizada às 21h08

O presidente Jair Bolsonaro, hospitalizado nesta segunda-feira (3) em São Paulo após sofrer uma nova obstrução intestinal, apresentou "uma melhora clínica", evoluindo "sem febre ou dor abdominal", à espera da avaliação de seu médico, que irá decidir sobre uma possível cirurgia.

Bolsonaro, 66 anos, esfaqueado no abdome durante a campanha presidencial de 2018, foi internado de madrugada e publicou uma foto em que aparece na maca do hospital Vila Nova Star, com uma sonda no nariz.

"Me colocaram sonda nasogástrica. Mais exames serão feitos para possível cirurgia de obstrução interna na região abdominal", tuitou o presidente, que começou a passar mal "depois do almoço de domingo".

Segundo boletim divulgado esta noite, Bolsonaro "fez uma curta caminhada pelo corredor do hospital e permanece em tratamento clínico. Ainda não há uma avaliação definitiva quanto à necessidade de intervenção cirúrgica."

“Ainda não dá para falar se o presidente precisará ser operado", disse mais cedo ao jornal "Valor Econômico" o médico Antônio Luiz Macedo, responsável pela equipe que trata o presidente e que já o operou em outras ocasiões. O cirurgião interrompeu suas férias nas Bahamas e deve chegar ao Brasil na madrugada desta terça-feira, segundo a imprensa.

"Preciso fazer um exame clínico, de apalpação de abdome", explicou Macedo. Segundo o boletim médico divulgado na manhã de hoje, Bolsonaro não tem previsão de alta.

O presidente desembarcou de madrugada do avião presidencial no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, procedente de Santa Catarina, onde passou as festas de fim de ano.

Sequelas de 2018

Bolsonaro, no poder desde 2019, já havia sido internado em julho para ser tratado de uma obstrução intestinal. Na ocasião, ele permaneceu hospitalizado por quatro dias e não precisou ser operado.

Em razão do ataque sofrido em 2018, o líder da extrema direita passou por pelo menos quatro cirurgias, incluindo a colocação e posterior remoção de uma bolsa de colostomia, o que o tornou mais sujeito a distúrbios intestinais.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, comentou a internação no Twitter: "Agradeço as orações e mensagens de carinho recebidas pela internação do Jair, decorrente do atentado que sofreu em 2018, sequela que levaremos para o resto de nossas vidas".

“Graças a Deus meu pai passa bem!”, tuitou o filho mais velho do presidente, senador Flavio Bolsonaro, manifestando indignação “com a mentira de que Bolsonaro tem discurso de ódio, quando, na verdade, ele é a vítima do ódio”.

O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, desejou que Bolsonaro "se recupere".

Férias e polêmica

O presidente estava de férias desde o dia 27 de dezembro no estado de Santa Catarina, onde foi visto aproveitando de passeios na praia e em um parque de diversões com a família.

Durante sua estada no litoral catarinense, Bolsonaro foi alvo de duras críticas por curtir suas férias enquanto o estado da Bahia foi palco de chuvas intensas que causaram 25 mortes e grandes prejuízos em dezenas de municípios e rodovias regionais.

Questionado igualmente pelo manejo da pandemia, que deixou quase 620 mil mortos no Brasil, e pela crise econômica, Bolsonaro registra seu menor nível de popularidade, com 53% de reprovação, segundo o Instituto Datafolha.

Segundo as últimas pesquisas, o presidente perderia as eleições presidenciais de outubro para o ex-presidente de esquerda Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ainda não confirmou sua candidatura.

Comentários

Últimas notícias