BRASÍLIA

Bolsonaro dá entrada em hospital após sentir desconforto

De acordo com as primeiras informações, Bolsonaro está realizando exames

Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo

Publicado em 28/03/2022 às 22:01 | Atualizado em 28/03/2022 às 23:13
Notícia
X

Com informações do UOL

O presidente, Jair Bolsonaro (PL), deu entrada no Hospital das Forças Armadas (HFA), na noite desta segunda-feira (28), em Brasília, após sentir um desconforto

A informação foi confirmada ao UOL pelo presidente do Republicanos, Marcos Pereira, durante evento de filiação dos ministros Tarcísio de Freitas e Damares Alves ao partido.

De acordo com as primeiras informações, Bolsonaro está realizando exames com mais uma suspeita de obstrução intestinal. O presidente da República teria se sentido mal logo após o almoço e, ao final da tarde, seguiu para o HFA. Até o momento, não existe nenhum indicativo de que ele seja transferido para São Paulo, já que o seu quadro vem sendo acompanhado de perto por médicos.

Em janeiro deste ano, Bolsonaro foi internado com um quadro de obstrução intestinal. O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (PL) desde a facada sofrida em 2018, disse que um "camarão não mastigado" causou o problema.

Na época, Macedo afirmou que o chefe do Executivo pode voltar a ter obstruções intestinais no futuro. O profissional disse que não foi necessário operar Bolsonaro porque o estômago do presidente respondeu bem ao uso da sonda nasogástrica. O instrumento, segundo o médico, permitiu a saída de grande volume de líquido. Com isso, o estômago do presidente foi esvaziado e o movimento intestinal se normalizou.

O presidente já realizou seis cirurgias em decorrência da facada sofrida em 2018 em Juiz de Fora, Minas Gerais, durante a campanha eleitoral daquele ano.

"O presidente sofreu um atentado há anos, como todos sabem, uma facada, que originou uma cirurgia muito bem feita pelos profissionais que atenderam ele em Juiz de Fora, na Santa Casa. Mas, depois disso, ele teve uma peritonite, no dia 12 de setembro [de 2018], ou seja, alguns dias depois do acidente", explicou o médico. "Essa peritonite gerou uma grande reação imunológica no abdômen dele. Embora esteja tudo bem, as alças estão boas, essas aderências às vezes possibilitam o quadro de obstrução intestinal", acrescentou Macedo, em janeiro.

Tags

Autor