diário oficial

ELEIÇÕES 2022: governo Bolsonaro exonera nove ministros; Braga Netto não está na lista

Ministro da Defesa está entre os principais cotados para o posto de vice na chapa de Bolsonaro à reeleição

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 31/03/2022 às 9:38 | Atualizado em 31/03/2022 às 9:41
Notícia
X
Com informações do Estadão Conteúdo
 
O governo federal informou nesta quinta-feira (31), através do Diário Oficial da União (DOU), a exoneração de nove ministros, que deixam os cargos para disputar as eleições 2022. O prazo de desincompatibilização definido pela Lei Eleitoral termina no sábado (2).
Entretanto, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que está entre os principais cotados para o posto de vice na chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição, ainda não foi exonerado.

A reforma ministerial será selada em cerimônia no Palácio do Planalto, às 10h desta quinta. Em seguida, os ministérios farão solenidades internas para empossar os novos ministros, cujas nomeações também foi publicada no Diário Oficial.
 

Veja as mudanças nos ministérios:

Agricultura: sai Tereza Cristina, pré-candidata ao Senado por Mato Grosso do Sul, e entra Marcos Montes, até então secretário executivo da pasta.
 
Trabalho e Previdência: Onyx Lorenzoni é exonerado para disputar o governo do Rio Grande do Sul; assume José Carlos Oliveira, que era presidente do INSS.
 
Desenvolvimento Regional: sai Rogério Marinho para ser candidato a senador pelo Rio Grande do Norte; assume Daniel de Oliveira Duarte Ferreira, que era secretário executivo do Ministério.
 
Turismo: Gilson Machado deixa o cargo para ser candidato a senador por Pernambuco e assume Carlos Brito, antes presidente da Embratur.
 
Infraestrutura: Tarcísio de Freitas deixa o posto, para disputar o governo de São Paulo, para Marcelo Sampaio, que era secretário executivo da pasta.
 
Secretaria de governo: Flávia Arruda deixa o Ministério para ser candidata a senadora pelo Distrito Federal. Em seu lugar assume Célio Faria Jr., antes chefe de gabinete do presidente Jair Bolsonaro.
 
Mulher, Família e Direitos Humanos: sai Damares Alves, que anuncia seu futuro político ainda hoje, e entra Cristiane Brito, antes secretária nacional de Políticas para as Mulheres.
 
Cidadania: João Roma deixa o cargo para ser candidato a governador da Bahia. Ronaldo Bento, que chefiava a assessoria de Assuntos Estratégicos da pasta, assume.
 
Ciência e Tecnologia: sai Marcos Pontes, pré-candidato a deputado federal por São Paulo, e entra Paulo Alvim, até então secretário de Inovação do Ministério.
 
Também foram exonerados nesta quinta:
- Jorge Seif, do cargo de Secretário de Aquicultura e Pesca.
 
- Alexandre Ramagem Rodrigues, do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
 
- Mário Frias, do cargo de Secretário Especial de Cultura.
 
- Sérgio Camargo, da presidência da Fundação Cultural Palmares.

Tags

Autor