stf

Rosa Weber dá dez dias para Bolsonaro explicar perdão a Daniel Silveira

Decreto presidencial com o indulto a Silveira foi publicado na quinta-feira, 21, menos de 24 horas após o STF condenar o parlamentar a oito anos e nove meses de prisão

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 26/04/2022 às 10:16 | Atualizado em 26/04/2022 às 10:17
Notícia
X
Do Estadão Conteúdo
 
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo de dez dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar o perdão concedido ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
O decreto presidencial com o indulto ao parlamentar foi publicado na quinta-feira, 21, menos de 24 horas após o STF condenar o parlamentar a oito anos e nove meses de prisão por ataques à Corte e à democracia.
 
Em despacho na noite desta segunda-feira, 25, a ministra afirma que o assunto tem "relevância e especial significado para a ordem social e a segurança jurídica". Além da manifestação do presidente, Rosa Weber abriu prazo para a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviarem seus pareceres sobre o decreto de indulto.
 
A decisão da ministra ocorreu no âmbito de ações apresentadas por partidos de oposição que contestam o perdão a Silveira. Ao menos quatro processos foram protocolados no Supremo desde que Bolsonaro anunciou o indulto.
 
Os partidos contestam dois pontos principais: a concessão do perdão antes do trânsito em julgado da condenação de Silveira e a proximidade do presidente com o parlamentar, o que violaria o princípio de impessoalidade na administração pública.

Tags

Autor