REDES SOCIAIS

Eleições 2022: Leonardo DiCaprio entra na campanha para que jovens brasileiros tirem o título de eleitor

Ator Leonardo DiCaprio fez apelo no Twitter para que jovens brasileiros de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 29/04/2022 às 0:32 | Atualizado em 29/04/2022 às 21:10
Notícia
X

Com informações da Estadão Conteúdo

O ator Leonardo DiCaprio entrou na campanha para que jovens brasileiros de 16 e 17 anos tirem o título de eleitor. O prazo é até o dia 4 de maio.

"O Brasil abriga a Amazônia e outros ecossistemas críticos para as mudanças climáticas. O que acontece lá é importante para todos nós e o voto dos jovens é fundamental para impulsionar a mudança em direção a um planeta saudável", escreveu DiCaprio no Twitter, nesta quinta-feira (28).

O intérprete de Jack em Titanic compartilhou o site da ação chamada "Olha o Barulhinho", feito pela agência Quid, que se apresenta como um "laboratório de comunicação e mobilização para causas" e desenvolve ações políticas no ambiente digital. O site traz o passo a passo para tirar o título de eleitor.

Outro ator estrangeiro que endossou a campanha foi Mark Ruffalo, que interpreta o Hulk nos filmes dos estúdios Marvel.

"O que acontece no Brasil é importante para todos nós. Seu voto é seu poder. Use seu poder", escreveu em publicação no Twitter, na terça (26).

Como tirar o título de eleitor?

O primeiro passo é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado.

Segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 35: "A apresentação de certificado de quitação militar somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos", ou seja, para os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, os quais compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.

Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.

Tags

Autor