eleições 2022

Título de eleitor: com mais de 7,2 milhões de pedidos, Justiça Eleitoral bate recorde de atendimentos

Até hoje, é possível emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 04/05/2022 às 11:11
Notícia
X

A Justiça Eleitoral informou, nesta quarta-feira (4), que bateu a marca história de atendimentos, faltando apenas um dia para o fechamento do cadastro eleitoral de 2022. Até hoje, é possível emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor para votar nas eleições deste ano.

Nos últimos 30 dias, foram 7.209.913 de pedidos atendidos pelo TSE e pelos tribunais regionais eleitorais. Destes, 4.037.709 foram Requerimentos de Alistamentos Eleitorais (RAEs) de forma presencial nos cartórios pelo sistema Elo e 3.172.204 solicitações feitas de forma virtual pelo Título Net.

Na terça-feira (3), véspera do fim do prazo, foram mais de um milhão de atendimentos realizados pela Justiça Eleitoral, 413.441 de forma presencial e 602.429 pela internet.

No site Título Net, é possível fazer o requerimento da primeira via do título de eleitor (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.

O TSE informa que os eleitores que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 desta quarta-feira (4) terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral.

É possível acompanhar a solicitação pela internet, na página do tribunal. A análise dos dados será realizada e os requerimentos respondidos. O prazo de resposta da Justiça Eleitoral é de até um mês.

O TSE informou ainda que, devido ao alto volume de solicitações na reta final do cadastro, a Justiça Eleitoral irá priorizar atendimentos no Título Net e sistema Elo. Outros tipos de serviço, como os do e-Título, estarão fora do ar até 5 de maio, uma vez que não impactam a retirada do documento ou a regularização do cadastro de eleitor.

Fim do prazo

Depois que o prazo terminar, a partir desta quinta-feira (5), não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro eleitoral, uma vez que o banco de dados da JE será fechado para as eleições de outubro.

Em 11 de julho, o TSE divulgará o quantitativo final de eleitores aptos a votar em 2022, de acordo com o calendário eleitoral.

Tags

Autor