Deputado

Bolsonaristas fazem 'vaquinha' para Daniel Silveira pagar multa determinada pelo STF

Na Câmara, aliados de Silveira começaram a agir para tentar manter seus direitos políticos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 04/05/2022 às 13:32
Notícia
X

Aliados do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) criaram uma "vaquinha" para ele pagar a multa de R$ 405 mil determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A multa foi aplicada após Daniel Silveira violar medidas cautelares impostas no processo em que ele foi condenado a oito anos e nove meses de prisão.

Desde o julgamento de Silveira no STF, em 20 de abril, quando ele foi condenado por ataques à democracia e ameaças aos ministros, e especialmente após ele ter recebido o perdão judicial do presidente Jair Bolsonaro, governistas têm dito que o deputado se tornou um "símbolo de liberdade de expressão".

"Como é de conhecimento de todos, nosso amigo Daniel Silveira foi multado novamente pelo STF", escreveu a deputada Carla Zambelli (PL-SP) nas redes sociais.

A publicação é acompanhada por uma foto do parlamentar e a frase "Vamos ajudar Daniel Silveira". Foi criado até mesmo um e-mail para a "vaquinha" que serve como chave PIX para os militantes que quiserem transferir dinheiro ao deputado.

No último domingo, dia 1º, durante uma manifestação bolsonarista em Brasília, a deputada Bia Kicis (PL-DF) afirmou, em discurso num carro de som, que Silveira era "símbolo da luta pela liberdade".

Câmara

Na Câmara, bolsonaristas começaram a agir para tentar salvar os direitos políticos de Silveira, que pretende concorrer ao Senado nas eleições deste ano.

A deputada Carla Zambelli apresentou um projeto de lei que garante anistia a todos os condenados e investigados por crimes políticos desde 2019, início do governo Bolsonaro. Na prática, trata-se de uma anistia retroativa.

Tags

Autor