VOTAÇÃO

Bolsonaro vai vetar o novo piso dos enfermeiros? Saiba o que acontece após aprovação

Os projetos de lei aprovados na Congresso são enviados ao presidente da República para sanção, mas podem ser vetados

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 04/05/2022 às 17:58 | Atualizado em 04/05/2022 às 22:17
Notícia
X

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL) confirmou que colocará em votação nesta quarta-feira (4) o Projeto de Lei que institui novo piso salarial dos enfermeiros. Pela proposta, já aprovada no Senado, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago pelos serviços de saúde públicos e privados. O PL estabelece, também, pisos proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% auxiliares e parteiras, corrigidos pelo INPC (Índice de Preços ao Consumidor). Há a expectativa de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vete o texto, caso aprovado na Câmara.

No plenário, a votação segue um rito específico. Como já veio do Senado, caso haja alguma alteração no texto, sendo aprovado, ele retorna ainda para a Casa revisora. Sem alterações, a proposta segue direto para sanção presidencial. 

 

Entenda o rito de um PL na Câmara:

Os projetos de lei ordinária são aprovados com maioria de votos (maioria simples), desde que esteja presente no Plenário a maioria absoluta dos deputados (257).

A Constituição estabelece que alguns assuntos são tratados por lei complementar. Essa lei tem o mesmo valor da lei ordinária, mas exige maior número de votos para ser aprovada (257 votos favoráveis), o que torna mais difíceis sua aprovação e posterior alteração.

Os projetos de lei aprovados nas duas Casas são enviados ao presidente da República para sanção. O presidente tem 15 dias úteis para sancionar ou vetar. O veto pode ser total ou parcial. 

No caso do piso dos enfermeiros, acredita-se que mesmo aprovado no Congresso, o texto seja vetado pelo presidente Jair Bolsonaro. O colunista deste JC, Romoaldo de Souza, conta o porquê. 

Todos os vetos têm de ser votados pelo Congresso. Para rejeitar um veto, é preciso o voto da maioria absoluta de deputados (257) e senadores (41).

Acompanhe ao vivo a votação:

 

 

 

Tags

Autor