Eleições 2022

Bruno Araújo diz que torce por 'convergência' entre PSDB e União Brasil em Pernambuco

Hoje, os tucanos têm como pré-candidata a governadora Raquel Lyra, enquanto o UB apoia o nome de Miguel Coelho para a disputa.

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 16/05/2022 às 18:34 | Atualizado em 16/05/2022 às 18:34
Notícia
X

Bruno Araújo, presidente nacional do PSDB, afirmou nesta segunda-feira (16) que torce para que, em Pernambuco, o seu partido possa caminhar ao lado do União Brasil nas eleições de outubro. Hoje, os tucanos têm como pré-candidata a governadora Raquel Lyra, enquanto o UB apoia o nome de Miguel Coelho para a disputa.

"Todos nós defendemos que o nosso canal de diálogo deve ser permanente. Temos muitas coisas que são comuns nesse projeto, mas nós não conseguimos nos encontrar do ponto de vista político sobre essa unidade. (...) Eu torço muito para que a política possa levar a essa convergência", disse Araújo.

O tucano participou de coletiva de imprensa em um hotel na Zona Sul do Recife, onde participou de uma reunião com os pré-candidatos da sigla e do Cidadania no pleito deste ano. Também participaram do bate-papo com os repórteres Raquel Lyra, o ex-governador João Lyra, o ex-senador Armando Monteiro, a deputada estadual Priscila Krause (CID) e o presidente estadual do Cidadania, João Freire.

Segundo Bruno, as conversas com o grupo político de Miguel nunca cessaram ao longo dos últimos meses e, por ele, elas seguirão enquanto for possível formalizar alianças. "A política precisa ser o exercício da articulação, e tudo isso se dá quando deve se dar. Da parte da maturidade de Raquel como coordenadora e líder do nosso processo, da parte de Miguel como líder do processo dele, as relações aqui envolvidas do ponto de vista pessoal, do senador Armando, do governador João Lyra e minha com o deputado Fernando Filho, com o senador Fernando nos levam à obrigação de continuar trabalhando nesse sentido. O tempo vai dizer se é possível. Se não acontecer é porque a política não permitiu que aquilo fosse realizado, mas a nossa responsabilidade é de seguir conversando", destacou.

Pela manhã, em entrevista à Rádio Jornal, o presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, declarou que o PSDB "implodiu", referindo-se ao imbróglio envolvendo o pré-candidato da sigla à presidência da República, João Doria. Questionado sobre as falas do deputado federal, Bruno disse que o PSDB e o União são "parceiros" regionais, mas que é necessário "dar um tempo" ao partido, visto que ele nasceu em 2022.

"As relações regionais entre o União Brasil e o PSDB são fundamentais. O PSDB é fundamental na eleição de Antônio Carlos Magalhães Neto, um dos líderes mais preparados da política brasileira da sua geração. O União Brasil é fundamental na eleição do nosso candidato a governador em São Paulo. (...) Nós somos parceiros. Agora claro que é importante lembrar, e nós torcemos pelo futuro das agremiações brasileiras, que o PSDB, com avanços, com sucessos e insucessos, tem mais de 35 anos de atividades na vida pública brasileira. O União Brasil fez três meses de aniversário, então a gente tem que dar um tempo", disparou o presidente tucano.

Tags

Autor