Conheça os pastores evangélicos aliados de Bolsonaro e que são alvo da PF
Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura também são investigados pelo gabinete para liberar verbas dentro do MEC
Com informações da Estadão Conteúdo
Após a investigação de atuação em um "gabinete paralelo" no Ministério da Educação (MEC), o ex-ministro da pasta Milton Ribeiro e pastores foram alvo de um mandado de prisão pela Polícia Federal (PF). Os pastores Gilmar Santos e Arilton Moura também são investigados pelo gabinete para liberar verbas dentro do MEC.
A operação da PF foi batizada de Acesso Pago e tem como objetivo o esclarecimento de uma suposta propina e a atuação informal dos pastores na liberação de recursos do Ministério da Educação.
Uma investigação do jornal O Estado de S. Paulo indicou que Gilmar Santos e Arilton Moura estiveram mais de 100 vezes na sede e no prédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) durante o governo Jair Bolsonaro.
- Pastores lobistas estiveram mais de 100 vezes no MEC e usavam entrada privativa
- Ministro da Educação nega participação em reuniões com pastores
- PF cumpre mandado de prisão contra ex-ministro Milton Ribeiro e pastores ligados a Bolsonaro
- Ex-ministro de Bolsonaro e pastores ligados ao presidente são presos em operação da PF
- Escute o áudio vazado do ex-ministro de Bolsonaro, preso pela PF, sobre pastores no MEC
Segundo o Estadão, chegaram a cobrar propina até em ouro para facilitar a liberação de recursos da educação para prefeitos. Além do gabinete do ministro, eles frequentaram a Secretaria Executiva do MEC, cujo titular era, na ocasião, o atual ministro Victor Godoy, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, e a Assessoria de Comunicação Social.
Quem é o pastor Gilmar Santos?
Dirigente da Assembleia de Deus Ministério Cristo para Todos, o pastor Gilmar Santos, de 62 anos, tem uma trajetória religiosa de 38 anos. Casado também com a pastora Raimunda Santos (conhecida como Raimundinha), ele iniciou ficou conhecido por fazer grandes milagres, de acordo com a sua biografia. Há relatos de conversão para a igreja de 1 mil pessoas em uma noite de culto com um público de 80 mil em São Luís do Maranhão.
De vertente neopentecostal, a igreja que ele dirige é conhecida por operar "milagres". Há relatos de fiéis que chegaram a "vomitar câncer e feitiçaria", de acordo com uma reportagem publicada pelo jornal Metrópoles, de Brasília. Hoje ele dirige a igreja localizada no bairro de Jardim América, em Goiânia, numa das principais vias da cidade.
O pastor tem um grande envolvimento com políticos ligados à igreja, como o deputado federal João Campos (Republicanos), de Goiás. Segundo investigações do Estadão e Folha de S. Paulo, o pastor tinha trânsito livre em Brasília, sendo um grande atuante no Distrito Federal.
Quem é o pastor Arilton Moura?
Já o pastor Arilton Moura não é tão atuante nas redes sociais. Ele tem uma longa trajetória política, ocupando diferentes cargos. De acordo com o Estadão, ele foi secretário extraordinário para Integração de Ações Comunitárias no governo Simão Jatene, no Pará, em 2018. Ele também foi presidente estadual do antigo PHS, hoje Podemos, no estado do Norte.