PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022

ÚLTIMA PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022: veja os números de hoje

A 14ª rodada da pesquisa para presidente 2022 Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (3) mostra que a corrida ao Palácio do Planalto começa a ficar mais ape

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 01/08/2022 às 15:52 | Atualizado em 03/08/2022 às 12:10
Notícia
X

Com Estadão Conteúdo

A 14ª rodada da pesquisa para presidente 2022 Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (3) mostra que a corrida ao Palácio do Planalto começa a ficar mais apertada.

De acordo com a mostra, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 44% das intenções de voto no 1º turno, contra 32% do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Na pesquisa divulgada em julho, Lula tinha 45% e Bolsonaro 31%, portanto, eles oscilaram dentro da margem de erro, que é de 2 pp. No entanto, a diferença entre os dois vem caindo e está em 12 pp, a menor da série histórica iniciada em julho de 2021.

Em relação a janeiro deste ano, Lula oscilou de 45% para 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro subiu 9 pp, de 23% para 32%. Já os outros presidenciáveis, somados, caíram de 19% para 10%.



De acordo com a Genial/Quaest, Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar, com 5% das intenções de voto, contra 6% da pesquisa anterior.

Na sequência aparecem André Janones (Avante) e Simone Tenet (MDB), com 2% cada, o mesmo porcentual que registraram na pesquisa divulgada no mês passado. Pablo Marçal (PROS) aparece com 1% e os outros concorrentes não pontuaram.

Os votos em branco e nulos somaram 6%, o mesmo porcentual dos indecisos. Mesmo com o avanço de Jair Bolsonaro, se forem considerados apenas o votos válidos, Lula teria 51%, portanto, com chances de vencer a eleição no primeiro turno, considerada, obviamente, a margem de erro de 2 pp para mais ou para menos.

Segundo turno e rejeição

Nas simulações de segundo turno, Lula continua à frente com 51% contra 37% de Bolsonaro. Na mostra anterior, de julho, Lula registrou 53% contra 34% do atual presidente da República.

No quesito rejeição, Bolsonaro lidera com 55%, seguido de Ciro com 53% e Lula com 44%. Com relação à pesquisa Genial/Quaest de julho, contudo, a rejeição de Bolsonaro recuou 4 pp, pois estava em 59% e a de Lula subiu 3 pp, pois estava em 41%.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 28 a 31 de julho, com dois mil eleitores de todo o País, acima de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança e de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob número BR-02546/2022.

Próximas pesquisas para presidente 2022

  • Instituto: Ipespe | Contratante: Jornal O Povo | Data de divulgação: 04/08
  • Instituto: PoderData | Contratante: PoderData | Data de divulgação: 04/08
  • Instituto: Gerp | Contratante: Gerp | Data de divulgação: 05/08


O TSE determina que as pesquisas de intenção de voto para presidente da República sejam registradas no sistema da Justiça Eleitoral em até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

Nova pesquisa Datafolha para presidente 2022

A pesquisa para presidente mais recente do instituto Datafolha foi divulgada no dia 28 de julho.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 18 pontos de vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo o Datafolha.

O petista tem 47% das intenções de voto. O chefe do Executivo tem 29%.

Foi a primeira amostra realizada após as primeiras convenções nacionais das siglas, que podem ocorrer até o dia 5 de agosto. A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparece em terceiro lugar, com os mesmos 8% que a última pesquisa, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2% e os demais não ultrapassaram 1%.

Rejeição

O Datafolha mostrou também que 53% dos eleitores dizem que não votariam no presidente Jair Bolsonaro (PL) em hipótese alguma, enquanto 36% afirmam a mesma coisa sobre o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 25% de rejeição. O menos rejeitado é André Janones (Avante), com com 15%. Simone Tebet (MDB) tem 16% de rejeição.

Mais conhecidos

O levantamento Datafolha mostra ainda que os nomes mais conhecidos da corrida eleitoral são Lula e Bolsonaro, respectivamente, com 98% e 97% de conhecimento entre os eleitores.

Em seguida, vem Ciro Gomes, ex-ministro e ex-governador do Ceará, com 86%. A menos conhecida é Sofia Manzano (PCB), com 7%.

Intenção de voto entre católicos, evangélicos e espíritas

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato a presidente preferido pela maioria dos eleitores que se declaram católicos (52%) e espíritas (51%), de acordo com pesquisa Datafolha. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera entre evangélicos, com 43% da preferência desse grupo.

Considerados apenas os católicos, o levantamento aponta que Lula teria 52% dos votos totais se o primeiro turno ocorresse hoje, seguido por Bolsonaro, com 25%; Ciro Gomes (PDT), com 9%; Simone Tebet (MDB), com 2%, e André Janones (Avante), com 1%. O panorama é parecido entre os espíritas/kardecistas: Lula tem 51% e Bolsonaro, 26%.

Entre os evangélicos, Bolsonaro alcança 43% das intenções de voto e Lula fica em segundo lugar, com 33%, seguido por Ciro, com 6%.

Do total de entrevistados, 53% disseram ser católicos, enquanto 25% se declararam evangélicos e menos de 3%, espíritas. Outras religiões não foram listadas.

O Datafolha entrevistou 2566 eleitores nos dias 27 e 28 de julho em 183 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no protocolo sob o número BR-01192/2022

 

Tags

Autor