Aliados do pré-candidato a governador de Pernambuco Danilo Cabral sobem o tom contra adversários
Adversários que saíram da Frente Popular para assumir "um projeto pessoal, estariam "prestando de forma involuntária um serviço ao bolsonarismo", dispara Silvio Costa
A três dias da realização da convenção da Frente Popular de Pernambuco que irá oficializar a candidatura do deputado federal Danilo Cabral (PSB) ao Governo do Estado, as falas dos aliados já começam a dar o tom de como será o evento, principalmente com relação a reafirmação de que o ex-presidente Lula (PT) apoia um único palanque.
Semana passada, o socialista acusou candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade) de plagiar sua proposta de universalização da água, o Pacto Pela Água, tendo a pré-candidata a vice-governadora Luciana Santos, vindo a público também para criticar a ausência da parlamentar na votação do Marco Legal do Saneamento.
Depois, em um evento realizado no Cabo de Santo Agostinho, Cabral alfinetou os demais adversários, assegurando que promoverá parcerias importantes entre os municípios e o Estado. "Eu sou o candidato que mais conhece Pernambuco. Tem um que só conhece Petrolina; tem outra que só conhece Caruaru. Tem outro que mal conhece Jaboatão e nunca fez nada por Jaboatão. E tem outra que mal conhece o Recife. Eu conheço os 184 municípios deste estado", disparou na ocasião.
Agora foi a vez do pré-candidato a primeiro suplemente de Teresa Leitão (PT) ao Senado, o ex-deputado federal Silvio Costa (República), disparar críticas contra os postulantes da oposição.
De acordo com o ex-deputado federal, as lideranças que deixaram a Frente Popular de Pernambuco, liderada pelo PSB, assumiram um projeto pessoal. "Tenho certeza que esses que brigaram com a Frente Popular e lançaram projetos pessoais, estão prestando de forma involuntária um serviço ao bolsonarismo”, disse.
Candidato ao Senado na chapa de Marília Arraes, André de Paula (PSD), vem sendo associado ao bolsonarismo por adversários, no intuito de distanciar a chapa de Lula (PT), que oficialmente apoia Danilo Cabral.
Recentemente, vídeo publicado nas redes sociais mostra reportagens em que André de Paula faz oposição ao PT, votando a favor de pautas do governo Bolsonaro. A peça também mostra o parlamentar votando a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT), em 2016.
Vale lembrar que tanto Marília Arraes, que antes iniciou sua vida política no PSB, os ex-prefeitos Miguel Coelho (UB), Raquel Lyra (PSDB) e Anderson Ferreira (PL), já integraram a base do governo socialista. Dessa lista, apenas o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, é de fato o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco.
Silvio Costa mencionou o senador Humberto Costa (PT) como exemplo de quem abriu mão de disputar o Governo de Pernambuco, mesmo estando à frente nas pesquisas internas, porque “pensa na democracia, pensa maior".
“Eu acho que nesse momento, a esquerda brasileira deveria estar unida para enfrentar Bolsonaro . Acho que deveríamos estar unindo forças para eleger Lula no primeiro turno”, declarou o ex-deputado, em entrevista a uma rádio de Petrolina, no Sertão do São Francisco.
Em seguida, Silvio Costa destacou que o apoio de Lula a Danilo para o Governo de Pernambuco não teria sido por acaso. “Lula está votando em Danilo Cabral porque precisa de governabilidade em Brasília”, declarou. “Então, política você tem que fazer analisando o futuro, analisando o conjunto de forças. O candidato do presidente Lula em Pernambuco é Danilo Cabral”, reforçou Costa.
A convenção partidária do PSB será realizada no Clube Português, nesta sexta-feira (5), às 14h.