PESQUISA DATAFOLHA

PESQUISA DATAFOLHA PARA PRESIDENTE: veja novo levantamento

Nova pesquisa Datafolha para presidente 2022 foi divulgada nesta quinta-feira (1º)

Imagem do autor
Cadastrado por

Amanda Azevedo

Publicado em 01/09/2022 às 21:13 | Atualizado em 02/09/2022 às 16:48
X

Com Estadão Conteúdo

Uma nova pesquisa Datafolha para presidente foi divulgada nesta quinta-feira (1º) pela Folha de S.Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 45% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente, Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 9%. Em quarto, Simone Tebet (MDB) soma 5%.

Lula oscilou dois pontos para baixo em comparação com o levantamento anterior, do dia 18 de agosto. Bolsonaro manteve os mesmos 32% enquanto Ciro e Tebet oscilaram dois e três pontos para cima, respectivamente.

  • Lula (PT): 45% (47% no Datafolha anterior, de 18 de agosto)
  • Jair Bolsonaro (PL): 32% (32% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 9% (7% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 5% (2% na pesquisa anterior)
  • Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (0% na pesquisa anterior)
  • Pablo Marçal (PROS): 1% (0% na pesquisa anterior)
  • Felipe d'Avila (NOVO): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Roberto Jefferson (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 4% (6% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior)

Votos válidos 

Somando os votos válidos (sem nulos, brancos e indecisos), Lula diminuiu de 51% para 48%. Bolsonaro oscilou de 35% para 34%.

Segundo turno

Em eventual segundo turno, Lula lidera as intenções de voto, com 53%, em um possível segundo turno com Bolsonaro, que registrou 38%.  Na última pesquisa, em agosto, Lula tinha 54% e Bolsonaro 37%.

Foi a primeira pesquisa após o primeiro debate presidencial, transmitido pela Band, no domingo. A maior exposição a candidaturas alternativas afeta a possibilidade do petista em consolidar a vitória ainda no primeiro turno.

Rejeição

Bolsonaro lidera a rejeição entre os eleitores, com 52% que declaram que não votariam nele de jeito nenhum. Lula aparece como segundo mais rejeitado, com 39%

No levantamento anterior divulgado pelo instituto, de 18 de agosto, Bolsonaro tinha 51% de rejeição, e Lula, 37%. Ciro aparece com 24% de rejeição - ele tinha 25% no último levantamento.

Vera Lúcia, aparece com 15%, Felipe d'Avila, Simone Tebet  e Léo Péricles, os três com 14% cada, Soraya Thronicke e Sofia Manzano, ambas com 13%, e Eymael, com 12%.

O levantamento também conta com o nome de Roberto Jefferson, que teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta, que é rejeitado por 20%.

Outros 3% não sabem, enquanto 1% não rejeita nenhum e 1% rejeita todos. Pablo Marçal  tem 14% de rejeição, mas sua candidatura foi retirada pelo partido e é alvo de disputa interna e na Justiça.

A pesquisa Datafolha entrevistou 5.734 pessoas em 285 municípios entre 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.

Pesquisa anterior Datafolha para presidente

Na pesquisa Datafolha divulgada no dia 18 de agosto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha 47% das intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto. Candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) somava 32%.

Somando os votos válidos, o petista tinha 51%. Quem tiver 50% mais um voto sai vencedor ainda no primeiro turno.

O candidato do PDT, Ciro Gomes, aparecia em terceiro lugar, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 2%. Entre os ouvidos, 6% disseram que irão votar branco ou nulo no dia 2 de outubro.

Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste

A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer, a primeira a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral, mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT).

Um insight possível é o quanto o voto de Lula está consolidado na região. Ao comparar a intenção de voto do petista no cenário de primeiro turno e segundo turno, percebe-se um crescimento menor que quatro pontos percentuais.

O ex-presidente tem 59,7% de intenção de voto no Nordeste. Jair Bolsonaro (PL) tem 23,1%, enquanto Ciro Gomes (PDT), a despeito de ser natural da região e ex-governador do Ceará, fica apenas com 8%. Simone Tebet (MDB) tem 1%, enquanto brancos e nulos somam 2,3%.

Num eventual segundo turno, Lula fica com 63,5%, enquanto Bolsonaro marca 27,4%, crescendo pouco mais de quatro pontos percentuais se comparado com sua performance no primeiro turno. Brancos e nulos seriam 6,6%.

Tags

Autor