'Ato falho' de deputado do PP sobre Marília Arraes causa constrangimento na Frente Popular
Ato falho. Assim Claudiano Martins Filho (PP) e seus aliados estão tratando a saia justa ocorrida com Marília Arraes (SD), adversária de Danilo Cabral (PSB) e Teresa Leitão (SD)
Ato falho. Assim Claudiano Martins Filho (PP) e seus aliados estão tratando a saia justa ocorrida num palanque erguido em Correntes, a 275km do Recife, na noite desse domingo (4). O deputado estadual, a despeito da aliança do seu partido com a Frente Popular, chamou Marília Arraes (SD) de futura governadora de Pernambuco e André de Paula (PSD) de Senador. O parlamentar afirma que foi "força de expressão".
O discurso favorável a Marília Arraes e André de Paula foi gravado e marilistas espalharam nas redes os vídeos. A confusão causou constrangimento entre os aliados da Frente Popular, que tem Danilo Cabral (PSB) como candidato ao Governo de Pernambuco e Teresa Leitão (PT) como candidata ao Senado. Sabe-se que o PP chegou perto de formar aliança com o grupo de oposição, mas se manteve na aliança governista.
Ouvidos sob reserva pelo Jornal do Commercio, aliados demonstraram insatisfação com a postura de Claudiano Martins. Indicam que saias justas como a ocorrida em Correntes são comuns durante uma campanha proporcional. É que, na cidade, ele é aliado próximo do prefeito Hugo da Bahia, apoiador de Marília Arraes e André de Paula.
"Ele poderia ter evitado a saia justa, tem meios de fazer isso em palanques distintos", comenta um aliado do PSB, sob reserva. Um correligionário de Claudiano indica que, após o discurso, o parlamentar ouviu poucas e boas de caciques do partido, que prezam pela aliança PP-PSB. "São lugares que a pessoa tem que ter muita habilidade. Foi um ato falho. Não pode deixar de cumprimentar os adversários pra não ser deselegante, mas faltou traquejo", diz um colega.
O 'deslize' ligou alertas porque o momento é decisivo para a campanha de Danilo Cabral. O discurso do PSB é de que Danilo Cabral, desconhecido no estado, iria crescer após o início do guia eleitoral. Mas, caso esse cenário não se confirme, há temor de debandada de aliados. De acordo com o Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer, o candidato está em quinto colocado.
Claudiano reafirma apoio a Danilo Cabral
Claudiano emitiu nota, enviada a blogs de interior, mas não publicou o texto nas suas redes sociais. Nela, reafirma "compromisso e apoio ao candidato a governador da Frente Popular de Pernambuco, da qual faço parte, Danilo Cabral (PSB)". O parlamentar afirma que sua fala para Marília foi "por força de expressão".
"Respeito a decisão de prefeitos e lideranças políticas aliados à minha candidatura de escolherem seu candidato(a) a governador(a). Acima de tudo, prezo por uma relação saudável com todos os adversários. (...) Reforço ainda que qualquer notícia veiculada de apoio à candidata Marília Arraes é falsa e descabida", explicou.
Confira, na íntegra, a nota:
Venho a público reforçar firmemente o meu compromisso e apoio ao candidato a governador da Frente Popular de Pernambuco, da qual faço parte, Danilo Cabral (PSB).
Esclareço que durante minha fala na noite deste domingo (4) em um evento no município de Correntes, por força de expressão intitulei a candidata Marília Arraes como ‘futura governadora’. Ela, assim como todos os demais candidatos, tem o meu respeito e admiração, e são igualmente possíveis futuros governadores, pois a nossa eleição é democrática e feita pelo povo.
Respeito também a decisão de prefeitos e lideranças políticas aliados à minha candidatura de escolherem seu candidato(a) a governador(a). Acima de tudo, prezo por uma relação saudável com todos os adversários.
Reforço ainda que qualquer notícia veiculada de apoio à candidata Marília Arraes é falsa e descabida.