ELEIÇÕES 2022

DEBATE TV JORNAL INTERIOR: atrás nas pesquisas, Danilo Cabral parte para o ataque

Em quinto lugar na corrida pelo Governo de Pernambuco, segundo o Agregador de Pesquisa JC, Danilo Cabral (PSB) partiu para o ataque no debate promovido pela TV Jornal Interior nesta sexta-feira (9)

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 09/09/2022 às 15:16
Notícia
X

Em quinto lugar na corrida pelo Governo de Pernambuco, segundo o Agregador de Pesquisa JC, Danilo Cabral (PSB) partiu para o ataque no debate promovido pela TV Jornal Interior nesta sexta-feira (9). O candidato mirou Marília Arraes (SD), ausente na discussão, e se esquivou de questionamentos sobre o Governo Paulo Câmara partindo para o ataque contra Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB).

Danilo Cabral buscou se colocar como antagonista a Wellington Carneiro (PRTB), representante do bolsonarismo diante da ausência de Anderson Ferreira (PL). Na tréplica de um questionamento sobre pontos fracos da gestão do governador Paulo Câmara, ele mudou o assunto e direcionou críticas aos ex-prefeitos.

O candidato do PSB chamou Miguel Coelho de "ingrato". O pai do ex-prefeito de Petrolina integrou a Frente Popular e hoje é oposição ao grupo que comanda o Governo de Pernambuco. Danilo afirmou que o adversário não reconhece a atuação da atual gestão na cidade.

"Não reconhece o esforço da Compesa em Petrolina quando coloca esse percentual de saneamento, foram investimentos da própria Compesa. Ele é ingrato também no tratamento da água, quando diz que água não se vende", disse Danilo Cabral.

Ele faz referência à proposta de Miguel Coelho para concessão da Compesa à iniciativa privada, além da Eletrobrás e Chesf. Para o candidato do PSB, o adversário e seu grupo político tenta privatizar o Rio São Francisco.

"O Rio São Francisco foi importante pra família dele e para o desenvolvimento de Petrolina. Agora estão querendo vender o rio... Não construiu um hospital em Petrolina. Seis anos como prefeito falando da saúde e não fez um hospital municipal", disse Danilo Cabral, após críticas à gestão do PSB.

Danilo Cabral ataca Raquel Lyra

Além de Miguel Coelho, Danilo Cabral também direcionou questionamentos a Raquel Lyra (PSDB), que ocupa o segundo lugar na corrida eleitoral e, neste momento, iria para um eventual segundo turno com Marília Arraes.

"Acho é graça Raquel falar em saneamento. Fala o que você fez na vila Canaã, sua primeira agenda como prefeita aqui m Caruaru. Teve vídeo seu dizendo que ia governar nas ruas. Na Vila Canaã, é esgoto a céu aberto, essa é a dura realidade de Caruaru. Creches prometidas e não entregues. O pátio da feira que você prometeu não entregou também", disparou.

No seu momento de falar, Raquel Lyra reforçou a associação de Danilo a Paulo Câmara e reclamou do atraso da obra do Hospital da Mulher, Afirmou que, a cada eleição, o governador assina uma nova ordem. 

O candidato do PSB se defendeu, afirmando que Eduardo, quando disputou a primeira eleição em Pernambuco, firmou compromisso de três hospitais para desafogar o Hospital da Restauração. Danilo citou a entrega de três hospitais no Recife e mais seis no interior, além do investimento de 17% do orçamento na área da Saúde.

Danilo também garantiu a conclusão do Hospital da Mulher para 2023 e citou obras feitas em Caruaru, como o Hospital Mestre Vitalino e o centro de hemodiálise. "Também reformar o Hospital Dom Malan em Petrolina, já que Miguel não fez um hospital municipal", disse, citando também a proposta de implementar telemedicina para desafogar a fila consultas e exames.

"Parece piada de mau gosto o candidato falar como se não houvesse Governo Paulo Câmara, do qual ele foi secretario de planejamento. e citar os hospitais da época de Eduardo Campos. O Mestre Vitalino entregue pelo meu pai, João Lyra, como governador de Pernambuco", rebateu Raquel Lyra.

"Piada é você falar sobre a cultura, lembro de Jorge de Altinho barrado no São João de Caruaru. (...) Que coisa feia, valorize a cultura", disse Danilo, mudando de assunto para Cultura e Segurança Pública.

"Você falta com honestidade intelectual sobre Pacto pela Vida, não faz referência ao trabalho do Governo de PE, de colocar o BIEsp e o complexo de policia cientifica, além de fazer chegar policias aqui em Caruaru", disse Danilo.

O candidato acusa a adversária de omitir que a diminuição da violência em Caruaru acontece por ação integrada de prevenção e repressão. "Você não faz repressão, Raquel. Fale a verdade, não fique enganando o povo, você não tem condições porque seu papel é fazer prevenção, repressão é feita pelo estado", disse.

Tags

Autor