DEBATE PRESIDENCIAL NA GLOBO: quando vai ser o debate? Lula e Bolsonaro vão ao debate da Globo? Veja as regras e como assistir ao vivo online
A apresentação do debate da Globo será do jornalista William Bonner
Antes da eleição do primeiro turno para presidente da República, no próximo domingo (2/10), os eleitores terão a oportunidade de acompanhar o último debate entre os presidenciáveis, que será realizado pela TV Globo, nesta quinta-feira (29), a partir das 22h30, logo após a novela Pantanal. A apresentação será do jornalista William Bonner.
De acordo com a emissora, os sete candidatos dentro dos critérios de representatividade dos partidos no Congresso Nacional foram convidados: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União).
A expectativa é que os dois primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto, Bolsonaro (PL) e Lula (PT) - que não participou do debate do SBT - voltem a ficar frente a frente, já que esse encontro só ocorreu no debate da TV Band, realizado no final do mês de agosto.
Como assistir ao debate presidencial na Globo?
O último debate presidencial será transmitido no canal aberto da TV Globo, na plataforma de streaming Globoplay, além do portal G1. A duração do debate, que inicia às 22h30, pode seguir até as 1h40 da madrugada da sexta-feira (30), segundo programação da emissora carioca.
Ordem dos candidatos nos púlpitos
A escolha da emissora no posicionamento dos candidatos à presidência da República nas bancadas para o debate foi definida por ordem alfabética. Com isso, Bolsonaro e Lula não ficarão lado a lado. Outros dois candidatos estarão entre eles. Eis a ordem: Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Ávila (Novo), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União).
As regras do debate na Globo
A TV Globo dividirá o debate em quatro blocos. Porém, com diferenças entre eles. No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos poderão fazer perguntas com temas livres. Já no segundo e no quarto bloco, os temas das perguntas serão sorteadas no início de cada bloco pelo mediador William Bonner.
Com relação a ordem de quem fará as perguntas, a definição será mediante sorteio antes de cada rodada. O candidato sorteado para fazer o questionamento escolhe quem irá responder, mas não poderá ser o mesmo adversário que respondeu anteriormente. O mesmo valerá nos blocos com temas definidos.
Por fim, os candidatos deverão formular a pergunta em, no máximo, 30 segundos. E terão um minuto para a réplica. O candidato escolhido para responder ao questionamento terá três minutos - ele terá de dividir o tempo, ao seu critério, entre a resposta e a tréplica.