Eleições 2022

Eleições 2022: longas filas, sujeira e mudança no local de votação são queixas dos eleitores em Pernambuco

Saiba tudo sobre a eleição em Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 02/10/2022 às 11:53 | Atualizado em 02/10/2022 às 12:17
Notícia
X

Com informações de Roberta Soares e Margarida Azevedo

Eleitores de Pernambuco enfrentam longas filas e confusão nos locais de votação durante este primeiro turno das eleições 2022, realizado neste domingo, 2 de outubro.

Além disso, as ruas estão sujas com derrames de santinhos, algo proibido pela Justiça Eleitoral, mas que visivelmente é desrespeitado por campanhas e apoiadores.

Em entrevista ao JC, a eleitora Maria de Lourdes reclamou dos enorme volume de santinhos jogados nas ruas em torno da Avenida Caxangá. "Falta de higiene a obrigação é pegar esses papeis e colocar na lixeira. Isso está errado, era para o candidato dar duro nessas pessoas, mas acham bonito", destacou.

Há quem tenha dificuldade de votar pela inexperiência. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), João Gabriel Tenório leite, 18 anos, participa de sua primeira eleição e acabou errando a seção eleitoral.

"É uma novidade para mim, somos jovens, temos a responsabilidade, estamos ingressando nesse ramo de decidir quem comanda o País, acho muito importante. Como nunca tinha vindo, achei que fosse aqui, mas não é. Vou procurar a minha seção correta", informou o jovem.

A idade não foi impeditivo para quem quis contribuir para a democracia no Brasil. A eleitora Isnalda Maria de Santana, 74 anos, votou no Colégio Dom Vital, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. Ela diz não perder uma eleição.

"Eu vim porque gosto de votar. Nunca perdi uma eleição, estou com a perna quebrada em três lugares, osteoporose, esporão nos dois pés e vim. Nós precisamos melhorar nosso Brasil, gostei de votar, sempre venho. Pensei em não vir, porque não subo escada, mas eu vim e graças a Deus tudo ocorreu na santa paz", afirmou Isnalda.

A mudança de seção foi um problema para a administradora Nelma Xavier Costa, 54 anos, que sempre votou no Clube Alemão, Parnamirim, Zona Norte do Recife, e precisou se deslocar para o Colégio GGE.

"Achei horrível. Deveriam ter avisado anteriormente, colocado em redes sociais, celular. Deveriam comunicar. Queremos votar cedo e temos esse transtorno. Vou procurar esse lugar novo, sempre votei aqui há mais de 30 anos e não sabia", contou Nelma.

GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
Movimentação nas eleições 2022 - GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
Movimentação nas eleições 2022 - GLEYDSON XAVIER/JC IMAGEM
ROBERTA SOARES/JC
Movimentação nas eleições 2022 - ROBERTA SOARES/JC
ROBERTA SOARES/JC
Movimentação nas eleições 2022 - ROBERTA SOARES/JC
ROBERTA SOARES/JC
Movimentação nas eleições 2022 - ROBERTA SOARES/JC
ROBERTA SOARES/JC
Movimentação nas eleições 2022 - ROBERTA SOARES/JC

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), em todos os locais onde há mudança de seção há uma faixa informando o novo endereço, que são em raios próximos, em prédios próximos, em ruas próximas. O tribunal recomenda que os eleitores chequem no site com dados pessoais ou por meio do disque eleitor, no (81) 3194-9400.

Porteiro do Clube Alemão, Severino Ramos disse que várias pessoas chegaram ao local sem saber de alteração. "Quem chega mando para lá (para o novo local). Tem a faixa, mas não diz que os eleitores daqui votam lá. Já estou com a garganta seca dizendo isso desde 7h", comentou.

Administradora de prédio e voluntária nas Eleições 2022, Ana Paula Ximenes percebeu um volume maior de eleitores neste ano no CCSA da UFPE.  "Muitos jovens fizeram título eleitoral e vieram. Aumentou o fluxo de pessoas, há mais gente, tanto que aumentamos as seções de voto em trânsito", disse.

No CCSA também houve eleitor reclamando de mudança no local de votação, mas, segundo a administradora do prédio, essa mudança não é novidade.

"A mudança não foi esse ano, já ocorreu na eleição de 2020, mas as pessoas não guardaram comprovante e vieram com título com dado (de local de votação) equivocado. Temos esse retrabalho de dizer onde votam e seção atual. Tem número que é seção 69, mas aqui é a partir de 400. Então, colocamos uma lista na porta de vidro para facilitar ao eleitor", concluiu.

Ana Lúcia Malheiros vota no CCSA e já esperava pela grande movimentação. "Para mim é normal. Era esperado a fila pelo maior número de candidatos, aí demora um pouco mais. Nunca tinha pegado fila assim, mas está andando, acho que mais tarde vai ser pior, a fila está bem maior do que quando cheguei", disse a eleitora.

 

A reportagem também registrou longas filas no Colégio Sagrada família em Casa Forte, e na Escola Estadual Gabriela Mistral, no Alto do Pascoal. Janaína Quixabeira, 40 anos, estudante de enfermagem, vota na Escola Gabriela Mistral e disse que, mesmo com filas, está sendo tranquilo para votar.

"Graças a Deus está tranquilo. Quem tem prioridade está passando, quem não tem prioridade não demora muito. Gosto de ficar em casa esperando a apuração dos votos. Eu sempre voto para exercer minha função de cidadã e, se Deus quiser, meu candidato ganha. Precisamos melhorar a bancada de deputado e senador, mudar tudo, o povo precisa acordar para isso. Precisamos de prioridade na segurança que está uma escassez, além de educação e saúde", explicou.

João Matheus Nascimento, 21 anos, vota na Escola De Referencia em Ensino Médio Prof Mardonio de Andrade Lima Coelho, em Água Fria, Recife e reclamou das filas no local.

"Está demorando. Em outras eleições não demorou tanto, faz 30 minutos que estou na fila. Não esperava tanto. Tinha votação rápida para voltar para casa. Não está organizado, a minha fila está, mas há outras que não estão".

Maria Auxiliadora Meirelles Gadelha deu o conselho: votem cedo. "Cheguei cedo, fiquei na fila e votei cedo, foi rápido, tranquilo, mandaram logo me sentar, me trataram bem, minha seção é a nove. Para mim foi tudo ok, rápido. Eu sempre venho mais cedo, melhor vir logo", contou.

Tags

Autor