Eleições 2022

Sem citar Marília Arraes, PSB afirma que vai defender a candidatura que for apoiada por Lula em Pernambuco

O posicionamento foi divulgado no mesmo dia em que o PT-PE declarou apoiar a candidatura de Marília Arraes no segundo turno

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 07/10/2022 às 19:53 | Atualizado em 07/10/2022 às 19:55
Notícia
X

Sem citar o nome da candidata a governadora de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), o PSB afirmou que vai “defender e apoiar” no segundo turno das eleições, a candidatura que for apoiada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O comunicado foi feito por nota, assinada pelo presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e divulgada na manhã desta sexta-feira (7), em meio a oficialização do apoio do PT-PE pela candidatura da parlamentar.

Ao ressaltar o legado de 16 anos à frente do Executivo estadual, que não terá continuidade após o deputado federal Danilo Cabral ficar em quarto lugar com 18,06% dos votos, Sileno destacou ações como a universalização do ensino integral, a construção de novos hospitais e de programas sociais como Chapéu de Palha, o Mãe Coruja e o 13º do Bolsa Família.

“Apesar de todos os esforços, não foi possível a vitória nas urnas do candidato apresentado pelo PSB. Sabendo respeitar a decisão popular – e entendendo a alternância de poder manifestada pelos pernambucanos como um fator natural do processo democrático –, o partido informa que seguirá na defesa incondicional da chapa Lula-Alckmin, que expressa a aliança do PT e PSB na defesa da democracia e da Constituição Federal”, declarou Sileno Guedes.

“Nesse sentido, em Pernambuco, defendemos e indicamos, no segundo turno das eleições para o Governo do Estado, a candidatura que for apoiada pelo presidente Lula e que simbolize esses valores”, finalizou o comunicado.

Nos bastidores, segundo fontes ouvidas pelo JC, ao não citar diretamente a candidatura de Marília Arraes, que tem o apoio do PT sob o aval de Lula, socialistas aguardam que o líder petista crave com todas as letras que ela será sua candidata em Pernambuco. 

Ainda assim, o partido não deverá fazer grandes esforços para conter os dissidentes que optarem por apoiar a candidatura da ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB). Dentro do partido, que encontra-se rachado, há uma ala que não vê problemas em apoiar a candidata tucana no pleito estadual e pedir votos para Lula, a nível nacional.

Havia uma expectativa de que a presidente estadual do PSDB pudesse fazer uma sinalização favorável à Lula, para que dessa forma, ele adotasse uma postura neutra em Pernambuco. O que isolaria Marília Arraes, que está contando com a vinda do ex-presidente para impulsionar sua campanha. 

Também nesta sexta-feira, o deputado federal Gonzaga Patriota, que não conseguiu ser reeleito para a próxima legislatura na Câmara Federal, declarou que vai apoiar Raquel Lyra.

“Nesse momento tão importante para o Brasil e para Pernambuco, quero declarar o meu apoio à candidata Raquel Lyra. Minha decisão já foi comunicada aos presidentes do PSB, Carlos Siqueira e Sileno Guedes e aos prefeitos ngelo Ferreira, Adelmo Moura, Djalma da Padaria e Marcos Patriota, além dos nossos vereadores e amigos”, disse o parlamentar, também por meio de nota.

“Na ocasião, também lhes pedi este apoio e assim obtive um retorno positivo de todos que me seguiram na campanha eleitoral. Com todo o respeito à adversária, eu acredito que Raquel Lyra está bem mais preparada para esta tarefa, tem potencial e muita experiência. Vamos seguir Lula para presidente e Raquel Lyra para governadora”, cravou Patriota.

 

 

Tags

Autor