DEBATE BAND AO VIVO: Lula e Bolsonaro se enfrentam no 1º debate presidencial do 2ºturno; confira horário do debate hoje na Band
Os candidatos que disputam a corrida pelo Palácio do Planalto se encontram na noite deste domingo (16), no debate da Band
Com Estadão Conteúdo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se enfrentam, na noite deste domingo (16), no primeiro debate do segundo turno da disputa presidencial.
O debate será realizado por um pool formado pelo Grupo Bandeirantes, TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL, às 20h, e também terá transmissão pela Rádio Jornal.
A mediação será feita por jornalistas da Band nos dois primeiros blocos e por jornalistas do pool no último bloco.
Ao contrário de debates anteriores, que reuniram até sete concorrentes, o modelo do segundo turno deixa os adversários mais livres para circular no palco enquanto se pronunciam.
Veja o debate da Band ao vivo
Regras do debate presidencial
As regras foram definidas em comum acordo entre as coordenações das campanhas e os organizadores.
1º bloco
No início do debate, os candidatos responderão a uma pergunta de um dos mediadores, os jornalistas Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, da Band. Por ordem definida em sorteio, Bolsonaro será o primeiro a responder.
Em seguida, eles farão perguntas um ao outro. O candidato do PT será o primeiro a perguntar. Ambos terão de administrar o tempo disponível, que é de 15 minutos, para resposta, réplica e tréplica.
2º bloco
Lula e Bolsonaro responderão a perguntas de jornalistas dos veículos que compõem o pool. O presidente e candidato à reeleição será o primeiro a responder. Ambos responderão às mesmas questões, sendo que cada um terá 1 minuto e meio para a resposta, sem direito a comentários ou réplicas.
3º bloco
No último bloco, ambos os candidatos responderão a uma mesma pergunta de um dos mediadores do debate. Lula responderá primeiro. Em seguida, voltarão ao confronto direto, iniciando por Bolsonaro, com 15 minutos para resposta, réplica e tréplica. Por fim, cada um terá um minuto e meio para suas considerações finais, Bolsonaro primeiro.