Eleições 2022

Ao celebrar vitória de Lula, eleitores de Marília priorizam que Raquel tenha bom diálogo com governo petista

a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) terminou a disputa do segundo turno com 41,30% dos votos válidos, enquanto a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) venceu com 58,70% dos votos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 30/10/2022 às 23:01 | Atualizado em 30/10/2022 às 23:37
Notícia
X

Os eleitores, militantes e apoiadores do PT e do candidato Luiz Inácio Lula da Silva, celebraram o resultado das urnas no entorno do Armazém do Campo, na região central do Recife, mas também avaliaram o resultado obtido em Pernambuco.

Candidata apoiada pelo presidente eleito, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) terminou a disputa do segundo turno com 41,30% dos votos válidos, enquanto a ex-prefeita Raquel Lyra (PSDB) venceu com 58,70% dos votos.

A deputada estadual eleita Rosa Amorim (PT) afirmou que houve uma conjuntura estadual muito difícil neste segundo turno. “Pernambuco estava polarizado entre Lula e Bolsonaro, e Raquel Lyra conseguiu canalizar o voto bolsonarista junto com uma parcela dos votos de Lula”, comentou.

Ela lamentou a derrota de Marília Arraes, mas destacou que a eleição do líder petista é uma tentativa de reconstrução de políticas para o Estado e para o Nordeste. “Com certeza Lula vai conseguir estabelecer um diálogo. Claro que com Marília Arraes iríamos conseguimos uma aproximação muito mais orgânica com Lula, mas acho que não tem como um cara que governou para o Nordeste, abandonar o governo do Estado. Acho que vai ser natural Raquel fazer um aceno”, avaliou Rosa Amorim.

Para a professora Danyelle Soares, 47 anos, que estava no reduto petista desde às 16h30 para acompanhar a apuração das urnas, o campo da esquerda já havia ficado desestabilizado desde a saída de Marília Arraes do PT para o Solidariedade, para poder disputar o Governo do Estado.

Guga Matos / JC Imagem
Comemoração dos eleitores de Lula no Armazém do Campo, região central do Recife - Guga Matos / JC Imagem

“Mas, sempre temos esperança que haja um governo de coalizão, junto com o novo governo de Lula e a gente fica torcendo que Raquel faça um bom governo. Não votei em Raquel, mas a gente sempre espera que ela faça um bom governo, cumpra as promessas e priorize Pernambuco”, declarou a professora.

O sentimento de que a governadora eleita possa ter um bom diálogo com Lula, a partir de 2023, também foi compartilhado pelo vendedor Davi Carvalho, 39 anos, "Acho que essa eleição se determinou pela ligação da família Arraes com Campos. Mas a governadora eleita (Raquel Lyra) demonstrou ser uma pessoa boa, de bom coração e competente. Durante os próximos quatro anos, vamos ver", acrescentou Davi.

Eleitora da candidata a governadora do Solidariedade, a bióloga Mirelly Saraiva, 34 anos, que também participou das comemorações ao redor do Armazém do Campo, estava descrente com relação a vitória. "Eu votei nela, mas sabia que ela não iria ganhar. Só estou torcendo agora para que Raquel faça um bom mandato, não temos o que fazer, ela está eleita. O importante é que nosso presidente foi eleito”, declarou

PRONUNCIAMENTO

Inicialmente, a candidata a governadora Marília Arraes iria conceder uma coletiva de imprensa na sede do partido Solidariedade, mas no fim da tarde a campanha dela informou que o pronunciamento seria realizado no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina.

No entanto, quando o resultado das urnas numericamente já apontava para a vitória de Raquel Lyra, foi comunicado aos jornalistas presentes no hall do hotel, de que ela não compareceria mais. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação de Marília Arraes, que divulgou posteriormente uma nota para comentar o resultado.

Ela comemorou a eleição do ex-presidente Lula, afirmando que o país inicia "um novo capítulo na sua história". “Trabalhamos incansavelmente para expurgar o mal que afligia o País, unindo as forças progressistas do Estado. E tivemos sucesso. Com Lula, o povo brasileiro vai recuperar direitos básicos como o de ter comida na mesa, emprego, saúde, educação, moradia”, disse.

Reconheço o resultado das urnas, que representa a vontade da maioria dos pernambucanos. Agradeço a todas as eleitoras e eleitores que me confiaram o seu voto. Sempre tive lado. E sigo do lado onde sempre estive”, continuou.

“A partir deste momento estarei à frente das oposições, liderando incansavelmente a fiscalização rigorosa e o estrito cumprimento das promessas feitas à população durante a campanha”, declarou Marília Arraes, informando ainda que havia enviado só cumprimentos a sua adversária Raquel Lyra pela vitória.

 

Tags

Autor