Raquel Lyra interpela Paulo Câmara e pede na transição informações sobre doação de parte do Espaço Ciência
A equipe de Raquel Lyra questiona se há existência de um projeto técnico-econômico e se há licenciamento ambiental para o empreendimento ser construído no terreno em questão
A equipe de transição da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB) cobrou explicações detalhadas ao governador Paulo Câmara (PSB), sobre a doação de parte do terreno do Espaço Ciência à iniciativa privada para implantação de um centro de processamento de dados (Data Center) e a construção de uma estação para receber cabos submarinos.
O documento foi protocolado no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (25), e tem como destinatário o coordenador da equipe de transição por parte da atual gestão, o secretário da Casa Civil, José Neto.
- EXCLUSIVO: Raquel Lyra vai questionar detalhes da doação de parte do Espaço Ciência
- Espaço Ciência mobiliza protesto para pedir pela anulação de lei que doou parte do terreno do museu
- Após reunião, Governo de Pernambuco decide manter doação de parte do Espaço Ciência
- É possível revogar a doação de parte do Espaço Ciência? Especialista em direito público responde
- Após pressão da sociedade, governador se reúne com equipe para discutir doação de parte do Espaço Ciência
No oficio, assinado pela vice-governadora eleita e coordenadora do grupo de transição, Priscila Krause (Cidadania), é questionado "qual será a contrapartida que o Estado de Pernambuco receberá em razão da doação realizada para Adepe, para que esta ceda o imóvel às empresas privadas".
Outro detalhe apontado no documento é se existe projeto arquitetônico para Landstation se instalar no imóvel doado, e considerando que há uma área de proteção ambiental no espaço, se eles possuem licença ambiental para se instalar no espaço.
“Temos o interesse em nos aprofundar sobre essa questão, que tem recebido atenção da sociedade. Trata-se de um importante espaço público de responsabilidade do Governo de Pernambuco, por um lado, e de um empreendimento que tem como finalidade algo estruturador para a economia pernambucana, que é a chegada dos cabos submarinos, fundamentais para o desenvolvimento do nosso polo tecnológico", declarou Priscila Krause.
"Embora saibamos da importância dos cabos, é preciso que se esclareçam questões fundamentais para garantir que seja uma medida alinhada com o interesse público, como o detalhamento das contrapartidas, por exemplo”, complementou a vice-governadora eleita.
Apesar das inúmeras críticas com relação ao projeto, o governador Paulo Câmara manteve a decisão, anunciando a cessão de 10 mil m² do lado pertencente a Olinda do Memorial Arcoverde, onde o museu está instalado, para realocação dos equipamentos presentes na área afetada, como uma compensação a área que será cedida.
Neste domingo, o Espaço Ciência irá realizar uma manifestação, a partir das 13h, para pedir novamente pela anulação da lei do Governo de Pernambuco.
VEREADORES
Nesta sexta-feira, a coordenadora da equipe de transição esteve em Arcoverde, no Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), representando a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), que está participando de curso em Oxford, na Inglaterra.
No Recife, a equipe de transição manteve expediente interno, remetendo à gestão de Pernambuco novos ofícios em torno de dados gerais das secretarias de Administração, Educação, Mulher, Defesa Social e Secretaria de Infraestrutura, e os órgãos Compesa e Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe).
Ao todo já foram 34 ofícios enviados ao Governo do Estado e três ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).