Futura ministra de LULA, LUCIANA SANTOS promete REAJUSTAR BOLSAS fornecidas pelo CNPq a pós-graduandos
Último reajuste das bolsas ocorreu em 2013, na gestão de Dilma Rousseff (PT), mas Luciana deixou claro que não sabe se será possível repor a inflação de todo esse período em 2023
No mesmo dia em que foi anunciada como futura ministra da Ciência e Tecnologia, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos (PCdoB), disse que pretende reajustar as bolsas pagas a pós-graduandos. "A princípio, precisa fazer no mínimo o ajuste inflacionário", observou.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que fornece bolsas sobretudo para alunos de mestrado e doutorado, compõe a estrutura da pasta que Luciana vai comandar a partir de janeiro.
A futura auxiliar de Lula (PT) disse, ainda, que o aumento das bolsas precisará ser debatido no governo, mas mostrou-se disposta a defender essa pauta. Ao site Poder360, a vice-governadora lembrou que o último reajuste das bolsas ocorreu em 2013, na gestão de Dilma Rousseff (PT), mas deixou claro que não sabe se será possível repor a inflação de todo esse período em 2023.
- À espera de espaço no governo Lula, Paulo Câmara parabeniza Luciana Santos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia
- Pernambucana, LUCIANA SANTOS é anunciada como MINISTRA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA; confira o perfil
- LUCIANA SANTOS no ministério de Ciência e Tecnologia é derrota para o PSB que a desprezou por quatro anos
Atualmente, alunos de mestrado que recebem bolsa do CNPq ganham R$ 1.500, enquanto os de doutorado recebem R$ 2.200.
Luciana e outros 15 nomes foram anunciados por Lula nesta quinta como integrantes do futuro governo. A pernambucana também é presidente nacional do PCdoB, uma das siglas que deram sustentação à postulação do petista este ano.
Até agora, Lula já anunciou 21 dos 37 ministros da sua nova gestão.