JAIR BOLSONARO

EXTRADIÇÃO DE BOLSONARO: deputados dos EUA fazem pedido a Joe Biden

O governo dos EUA não recebeu pedido do governo brasileiro para extradição do ex-presidente

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 12/01/2023 às 15:31 | Atualizado em 12/01/2023 às 15:34
Notícia
X

Deputados americanos pediram à Casa Branca, por meio de carta endereçada a Joe Biden nessa quarta-feira (11), para revogar o visto diplomático do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro (PL), que está nos EUA desde o fim do ano passado, com um visto reservado apenas para chefes de estado e correlatos em função de seus cargos.

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, os congressistas pediram que o Departamento de Justiça responsabilize "quaisquer atores baseados na Flórida que possam ter financiado ou apoiado os crimes violentos de 8 de janeiro", dia em que as sedes dos três pdoeres foram invadidas e depredadas em Brasília. 

Na carta enviada, os congressistas americanos pedem também que o FBI "investigue quaisquer ações que tenham sido tomadas em solo dos Estados Unidos para organizar esse ataque ao governo brasileiro". 

Bolsonaro na Flórida

 Apesar de não ser alvo de uma ação judicial que peça sua extradição dos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser removido do país por ainda estar utilizando um visto do tipo "A", resguardado a chefes de estado e correlatos. Bolsonaro entrou nos EUA a dois dias do fim do mandato, e segue no país até então. 

O porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, disse em uma coletiva de imprensa que não poderia comentar sobre a situação do visto de um indivíduo, mas falou em geral sobre as regras de visto.

"Se um indivíduo não tem motivo para estar nos Estados Unidos, ele está sujeito a remoção pelo Departamento de Segurança Interna", disse Price. Esse é o caso de Bolsonaro. 

Segundo os procedimentos legais, se não solicitar uma mudança de status de imigração, por não estar mais envolvido em assuntos oficiais, o ex-presidente pode deixar o país em 30 dias. 

Extradição de Bolsonaro

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) pediu o retorno "imediato" do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Brasil, em prazo não superior a 72 horas. Em requerimento enviado ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, o senador afirma que é "inegável" a participação ativa e responsabilidade do ex-chefe do Executivo nos ataques extremistas realizados ontem em Brasília.

"Não há dúvidas de que os atos terroristas lamentáveis de ontem (domingo, 8) foram a colheita da conduta golpista plantada por Jair Messias Bolsonaro durante toda sua vida pública", diz o documento.

Como mostrou o colunista Lauro Jardim, o ex-chefe do Executivo foi internado nesta segunda (9) em um hospital nas imediações de Orlando, na Flórida, por fortes dores abdominais. Bolsonaro viajou aos Estados Unidos antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O que diz ministro de Lula diz sobre extradição de Bolsonaro

O ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT), Flávio Dino, falou em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (9), sobre a possibilidade de extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos - país onde ele se encontra desde os últimos dias de seu mandato.

Desde quando Bolsonaro está nos EUA

Bolsonaro deixou o Brasil no dia 30 de dezembro de 2022, após ter sido derrotado quando tentava a reeleição para o cargo de presidente do país. 

O destino do ex-presidente foi a cidade de Orlando, Flórida, nos Estados Unidos, onde ficou hospedado com a esposa, Michele, na mansão do ex-lutador de MMA José Aldo. 

Lula vai pedir extradição de Bolsonaro?

De acordo com o ministro Flávio Dino,  só é possível pedir a extradição "de quem responde a proceso cirinal": "O ex-presidente não está nessa situação. Tecnicamente, neste momento, não temos nenhum motivo para solicitar (a extradição)". 

Apesar de ponderar a circunstância, Dino contou garantiu que, como tese, não descarta a possibilidade de extradição. "Em relação a decisões do governo dos EUA, aí é soberania deles. Podem avaliar a conveniência de permanência de um cidadão em seu território", disse o ministro. 

O que diz o governo dos EUA sobre extradição de Bolsonaro

O assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, falou nesta segunda-feira (9), em coletiva de imprensa, sobre a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no país.

Em uma entrevista coletiva na Cidade do México, de acordo com a Folha de São Paulo, Sullivan reiterou a confiança nas instituições democráticas do Brasil e disse que, aparentemente, elas estão mantendo o cenário sob controle. 

Qual a situação de Bolsonaro nos Estados Unidos

O assessor negou qualquer contato entre a Casa Branca e Bolsonaro, visto que o ex-presidente seguiu para a Flórida dias antes do fim de seu mandato. 

Logo após o início das invasões às sedes dos Poderes em Brasília, deputados Democratas, mesmo partido do presidente dos EUA, Joe Biden, publicaram em redes sociais, o desejo de extradição do ex-presidente brasileiro. 

Até então, segundo o porta-voz da Casa Branca, o governo dos EUA não recebeu nenhuma solicitação formal do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acerca do status do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Para o caso de extradição, faz-se necessário um pedido judicial, encaminhado ao governo norte-americano. A deportaçaõ, que seria outra possibilidade, pode ser feita a partir somente do governo dos EUA. 

Bolsonaro está em hospital nos EUA?

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado em um hospital na Flórida, nos Estados Unidos, na segunda-feira (9) após sentir fortes dores abdominais. Mas já recebeu alta.

Bolsonaro vem sofrendo com uma série de problemas de saúde após ter sido esfaqueado durante a campanha eleitoral em 2018.

O atentado contra a vida de Bolsonaro ocorreu em Juiz de Fora (MG). O autor da facada foi Adélio Bispo de Oliveira.

Por conta disso, Bolsonaro precisou passar por várias cirurgias e já foi internado outras vezes por conta de complicações no intestino. 

 

INVASÕES em BRASÍLIA: Novas IMAGENS mostram 'CENÁRIO de GUERRA'


 

 

 

 

Tags

Autor