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TRANSNORDESTINA: bancada pernambucana vai discutir projeto que exclui Pernambuco

Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional o projeto da Transnordestina está orçado em R$ 14,9 bilhões, e a extensão da obra no trecho de Pernambuco é de 206 quilômetros

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Mirella Araújo

Publicado em 09/02/2023 às 17:22 | Atualizado em 09/02/2023 às 19:30
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A defesa para que a obra da ferrovia da Transnordestina seja executada e concluída dentro do contrato de concessão, incluindo neste caso, o Ramal Suape-Salgueiro, conforme o projeto original, será discutida pela bancada pernambucana da Câmara, em reunião que deverá ser realizada na próxima semana.

De acordo com o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos), está sendo articulado um encontro dos parlamentares com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, e posteriormente, a viabilidade de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar do assunto.

“Naturalmente é estranho essa possibilidade [de excluir Pernambuco], tendo em vista que esse projeto já foi discutido lá atrás. Agora, é natural que o governo eleito queira ouvir os governadores e os deputados para dar continuidade ao projeto da melhor forma possível”, declarou Costa Filho.

O deputado do Republicanos também afirmou que o próprio ministro Waldez Góes, já declarou que vai prestigiar e atender Pernambuco. “Tendo em vista a importância dessa obra para o desenvolvimento de Pernambuco, tenho confiança que o trecho será preservado dentro da agenda dos projetos prioritários de infraestrutura do Brasil”, completou Silvio Costa Filho.

Segundo o MIDR, o projeto da Transnordestina está orçado em R$ 14,9 bilhões. A extensão da obra no trecho de Pernambuco é de 206 quilômetros. A obra por completo tem 1.753 quilômetros de extensão em linha principal.

A ferrovia passa por 81 municípios, partindo de Eliseu Martins, no Piauí, em direção aos portos do Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. Quando concluída, a Transnordestina terá capacidade para transportar 30 milhões de toneladas por ano e irá promover a integração nacional e incentivar a produção local, sobretudo de minério e grãos, gerando dinamismo na economia do Nordeste.

“A Transnordestina é uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento econômico da região Nordeste. Ela vai integrar o Nordeste aos quatro cantos do Brasil, potencializando a produção e a competitividade dos nossos portos. Defendi essa tese na reunião do Consórcio Nordeste e levei a Transnordestina como projeto prioritário para Pernambuco no encontro que os governadores tiveram com o presidente Lula", disse Raquel

"Hoje estou aqui em busca de viabilizar a obra no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e junto à concessionária", declarou a governadora, durante encontro com o ministro da Integração, nessa terça-feira (7)

Acontece que a própria chefe do Executivo teria sido surpreendida com uma proposta de conclusão da ferrovia que exclui o trecho de Suape, tornando Pernambuco, um estado de passagem do minério de ferro. Essa proposta é defendida pelos governadores Rafael Fonteles (Piauí) e Elmano de Feitas (Ceará) - ambos do PT - e que também participaram da agenda.

DEFESA

Para o deputado federal Lucas Ramos (PSB), conforme publicação do Blog de Jamildo, “não há possibilidade de abrir mão de um investimento tão estruturador, que soma R$ 5,7 bilhões em aportes”, e que o governo federal deveria acelerar acelerar o projeto inicial, já que as obras, desapropriações e licenciamentos ambientais estão em estágio avançado.

Sob esse ponto de vista, seria muito mais viável para o governo concluir a ferrovia, do que suspender e reformular o projeto.

“Durante minha gestão na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, participei diretamente das articulações que resultaram na autorização ao Grupo Bemisa retomar as obras ferroviárias, liderando a implantação da agora chamada Ferrovia do Sertão”, explicou o parlamentar socialista.

“Com 717 quilômetros de extensão, conectando a cidade de Curral Novo, no sul do Piauí, cruzando Pernambuco e seguindo até Suape, tendo a cidade de Salgueiro como grande ponto de concentração logística”, completou Ramos.

Vice-líder do governo Lula na Câmara dos Deputados, a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade) está recolhendo assinaturas para formalizar uma Frente Parlamentar Mista que vai tratar da Transnordestina, principalmente no que diz respeito a ferrovia Transertaneja, cujo trecho prevê ligar o interior do Piauí ao Porto de Suape.

“Não tenho dúvidas de que garantir Pernambuco no projeto, seja prioridade do presidente Lula. Ele comentou sobre a importância e a fundamentalidade para o desenvolvimento da região, promovendo esse crescimento ferroviário. Isso vai aproximar o Nordeste”, declarou a parlamentar.

Ainda segundo Maria, a fala de Lula destacando a importância da Transnodestina foi dita durante encontro do presidente com as lideranças do governo, no último dia 2 de fevereiro. Na ocasião, a deputada pernambucana foi oficializada como uma das vice-líderes do governo na Câmara.

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