Papa

PAPA FRANCISCO diz que Lula foi condenado sem provas e que Dilma tem "mãos limpas"

Confira o que disse o papa Francisco sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Melo

Publicado em 03/04/2023 às 7:11
Notícia
X

O papa Francisco disse na última quinta-feira (30) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado sem provas no processo da Lava Jato.

O líder da igreja católica afirmou também que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) tem "mãos limpas" e que seu impeachment é considerado por ele como injusto.

PAPA FRANCISCO FALA SOBRE LULA E DILMA

As declarações do papa Francisco foram gravadas enquanto ele estava internado em um hospital em Roma, após apresentar dificuldade para respirar.

"Francisco falou sobre Lula e Dilma após ser questionado sobre o "lawfare", termo usado para falar sobre o uso indeterminado do sistema de Justiça para perseguição política", disse o papa.

"O lawfare abre caminho nos meios de comunicação. Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal o desqualifica e metem a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra [a prova do delito], mas, para condenar, basta o tamanho desse sumário. 'Onde está o crime aqui?' 'Mas, sim, parece que sim...' Assim condenaram Lula", afirmou.

Quando o jornalista mencionou o impeachment de Dilma em 2016, o papa Francisco disse que a ex-presidente é "uma mulher de mãos limpas, uma mulher excelente".

Não é a primeira vez que o papa Francisco fala sobre Lula. No final do ano passado, o religioso disse que uma notícia falsa iniciou o processo que levou Lula à prisão.

"Um julgamento tem que ser o mais limpo possível, com tribunais que não têm outro interesse se não fazer justiça", disse na ocasião.

Tags

Autor