ACORDO

Raquel Lyra e embaixadora dos EUA assinam acordo de cooperação

Durante o evento, a embaixadora dos EUA afirmou que uma das prioridades do acordo é o fortalecimento do aprendizado da língua inglesa

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 24/04/2023 às 19:21
Hesíodo Goes/Secom
Governadora Raquel Lyra e embaixadora dos EUA, Elizabeth Frawley Bagley, se reuniram no Palácio do Campo das Princesas - FOTO: Hesíodo Goes/Secom

O Governo de Pernambuco firmou um acordo com a embaixada dos Estados Unidos no Brasil no intuito de expandir parcerias em diversas áreas como educação, segurança e meio ambiente. O memorando foi assinado, nesta segunda-feira (20), pela governadora Raquel Lyra (PSDB) e pela embaixadora Elizabeth Frawley Bagley, que estiveram reunidas no Palácio do Campo das Princesas. 

"A assinatura deste memorando com o Consulado dos Estados Unidos é um importante marco na ampliação da cooperação internacional e na atração de investimentos para Pernambuco. O Governo de Pernambuco tem intensificado o trabalho de relações internacionais", disse Raquel Lyra.

"Nestes primeiros quatro meses, nos reunimos com as maiores economias do mundo, buscando acordos de cooperação como este que estamos assinando hoje, trazendo mais conhecimento e experiências para o nosso Estado. Estamos confiantes que este memorando atrairá recursos para que possamos enfrentar os desafios de Pernambuco", afirmou a governadora de Pernambuco

Esta foi a primeira visita da embaixadora ao Nordeste. Também participaram do evento a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), e a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon.

Durante o evento, Bagley afirmou que uma das prioridades do acordo é o fortalecimento do aprendizado da língua inglesa.

"A assinatura do Memorando de Entendimento demonstra como a cooperação pode levar a resultados que beneficiem os Estados Unidos e o Brasil, não apenas em nível nacional, mas também no âmbito regional. Acho importante destacar nossa parceria nas áreas de meio ambiente, uma prioridade para a administração do presidente Biden", afirmou a embaixadora.

"E na segurança, que será colocada em prática através de treinamento para combater o crime transnacional. A educação também é um elemento sempre presente: queremos fortalecer o aprendizado de inglês e fomentar carreiras de STEM para meninas e mulheres", disse Frawley Bagley.

O memorando reafirma uma relação de cooperação entre o Consulado Geral dos Estados Unidos no Recife e Pernambuco nas áreas de: educação, saúde, ciência e tecnologia, meio ambiente e mudanças climáticas, segurança pública, migração, comércio e investimento, agricultura e turismo. O acordo prevê intercâmbio de melhores práticas e de visitas técnicas de ambos os participantes.

Desde que a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley chegou ao Brasil, em fevereiro deste ano, este é o primeiro memorando de entendimento assinado com um estado do Nordeste.

Estiveram presentes durante a cerimônia os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Carla Patrícia (Defesa Social), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Daniel Coelho (Turismo e Lazer), Simone Nunes (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Mauricélia Vidal (Ciência, Tecnologia e Inovação), Ana Luiza Ferreira (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Diogo Bezerra (Projetos Estratégicos), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação), Carolina Cabral (Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas), Regina Célia (Mulher), Hercílio Mamede (Casa Militar), além da procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira. A deputada federal Iza Arruda também participou do encontro.

*STEM (Science, Technology, Engineering & Mathematics) é uma metodologia que conduz a aprendizagem de maneira interdisciplinar baseada na experimentação científica.

Comentários

Últimas notícias