O que é o PL DAS FAKE NEWS? Saiba do que se trata e porque o GOOGLE critica
Entenda o que é o PL das Fake News.
Recentemente o Google criou um site para criticar o PL das Fake News - Projeto de Lei que prevê o combate à disseminação de notícias falsas e discurso de ódio nas plataformas digitais.
Com isso, o Projeto de Lei ganhou repercussão e muitos internautas buscam entender do que se trata e porque o Google não apoia a implementação desta nova lei.
O QUE É O PL FAKE NEWS?
O Projeto de Lei 2630/2020 ficou conhecido como PL das Fake News por ter sido criado para combater o compartilhamento de desinformação na internet em geral.
Segundo o texto do PL das Fake News, estão sendo propostas as seguintes medidas:
- a transparência nos algoritmos usados pelas plataformas;
- a remoção de conteúdo falso e prejudicial;
- a obrigatoriedade de identificação dos usuários das redes sociais;
- a criação de canais de denúncia;
- a fiscalização contínua de perfis dos usuários na internet.
PL DAS FAKE NEWS QUER REGULAMENTAR PLATAFORMAS DIGITAIS
De acordo com o Poder 360 também está sendo recomendado pelo PL das Fake News a regulamentação das plataformas digitais - Google, Meta, Twitter e Tik Tok.
Ainda segundo o Poder 360, discussão sobre as novas medidas de regulamentação pelo PL das Fake News para canais como o Google passou a ter visibilidade depois que crimes eram cometidos e estavam envolvendo publicações contendo apologia ao neonazismo, discurso de ódio e disseminação de notícias falsas nestas plataformas.
GOOGLE É CONTRA O PL DAS FAKE NEWS?
Conforme já foi divulgado aqui no JC Política, o Google lançou um site criticando o PL das Fake News. Segundo usuários do buscador, a mensagem que apareceu, ao realizar uma pesquisa no Google mostrava “O PL das fake news pode aumentar a confusão sobre o que é verdade ou mentira no Brasil”.
Ao clicar no site, os usuários são redirecionados a uma página do Blog do Google, assinada pelo Diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas do Google Brasil, Marcelo Lacerda, que alerta sobre a necessidade de melhor discutir sobre o PL das Fake News, com o intuito de não produzir mais desinformação.
“Se for aprovado do jeito que está, o PL iria na contramão do seu objetivo original de combater a disseminação de notícias falsas.
Uma das consequências indesejadas, por exemplo, é que o PL acaba protegendo quem produz desinformação, resultando na criação de mais desinformação.”, diz no texto.