ARTICULAÇÃO POLÍTICA

PSB diz que indicação de Rodrigo Novaes para o TCE também é uma vitória para João Campos

O prefeito do Recife atuou nos bastidores para a eleição de Rodrigo Novaes ao cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 23/05/2023 às 19:50 | Atualizado em 23/05/2023 às 19:51
Alessandro Potter / PCR
"Tenho certeza de que Pernambuco contará com um conselheiro correto e dedicado, que fará tudo para honrar a confiança do nosso povo", disse João Campos ao parabenizar Rodrigo Novaes - FOTO: Alessandro Potter / PCR

A indicação do deputado Rodrigo Novaes como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), aprovada nesta terça-feira (23), é considerada pelo PSB de Pernambuco como uma vitória também do prefeito do Recife, João Campos.

O gestor socialista atuou nos bastidores para garantir que a vaga deixada pela ex-conselheira Teresa Duere, não fosse ocupada por uma indicação apoiada pela governadora Raquel Lyra (PSDB), que também teria atuado nos bastidores mas a favor do deputado Joaquim Lira (PV).

Para o presidente estadual do PSB e líder do partido na Alepe, deputado Sileno Guedes, a escolha de Rodrigo Novaes, por 30 votos favoráveis contra 18 votos para Joaquim Lira, e um voto nulo, foi resultado “do prestígio do prefeito João Campos entre os deputados”.

“Todos os três candidatos têm imensa capacidade técnica e jurídica. Pudemos ver isso pelos currículos e pela apresentação deles na comissão, pela manhã. O diferencial para a escolha de Rodrigo Novaes foi a intensa articulação da Casa em torno do nome dele, o desprestígio dos articuladores do Palácio e a demonstração de repúdio à interferência do governo nesse processo”, disparou Sileno Guedes.

O prefeito do Recife, João Campos, utilizou as redes sociais para parabenizar a escolha de Rodrigo Novaes para o TCE-PE. “Tenho certeza de que Pernambuco contará com um conselheiro correto e dedicado, que fará tudo para honrar a confiança do nosso povo. A sua garra e altivez foram os grandes diferenciais na articulação que resultou em uma vitória tão expressiva”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

Até a publicação desta matéria, a governadora Raquel Lyra não se pronunciou sobre a indicação aprovada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, nesta terça-feira (23), por meio de votação secreta. Vale lembrar que Raquel Lyra e Rodrigo Novaes possuem uma boa relação, e o deputado inclusive apoiou a governadora no segundo turno das eleições de 2022. Agora, caberá a chefe do Executivo estadual assinar a nomeação de Novas para o TCE-PE.

DIOGO MORAES VOLTA À ALEPE

Com a indicação de Rodrigo Novaes para o Conselho do Tribunal de Contas do Estado, quem assume sua cadeira é Diogo Moraes, que estava como primeiro suplente do partido.

Questionado como será sua postura diante do momento em que tem sido travado uma troca de recados entre a Alepe e o Poder Executivo, indicando cada vez mais uma falta de harmonia nessa relação, Diogo Moraes afirmou que volta para a Assembleia para fortalecer a bancada de oposição.

“Volto com uma oposição firme e com todos os preceitos que temos para trabalhar por Pernambuco, trabalhar pela independência da Casa e mais próximo do presidente para que possamos estar dialogando com o Executivo”, afirmou Moraes.

O parlamentar também elogiou que o debate sobre a disputa pela vaga de conselheiro do TCE ocorreu sem nenhum embate pessoal e que a vitória de Rodrigo Novaes, não diminui a competência e o trabalho de Joaquim Lira. “A Casa está tendo um comportamento e não se curva tanto para o Executivo e aqui é que discutimos e faz as leis da forma que o povo precisa”, completou.

 

Wesley D’Almeida

Com a ida de Rodrigo Novaes para o Conselho do TCE-PE, quem assume a cadeira na Alepe é o deputado Diogo Moraes - Wesley D’Almeida

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias