Diálogo com todos os partidos. É dessa forma que o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro (PSDB), tem se movimentado de olho nas eleições de 2024. O problema é que as conversas iniciadas com siglas como o PSB, o tem afastado cada vez mais da governadora Raquel Lyra (PSDB), que nos bastidores, já deixou transparecer o seu incômodo diante dessas articulações.
Nos próximos dias, Rodrigo Pinheiro vai anunciar a nomeação do ex-vereador e presidente municipal do PSB, Marcelo Gomes, para o Executivo. De acordo com o prefeito de Caruaru, que esteve no Palácio do Campo das Princesas nesta segunda-feira (3), para participar da entrega de 101 ônibus escolares, não há nenhum tipo de constrangimento em ter uma liderança socialista na sua gestão.
“Marcelo é meu amigo e ele sabe o motivo de estar vindo. Ele tem experiência, já foi vereador e vai agregar, com certeza, na gestão”, explicou o gestor, sem explicar o cargo que Marcelo Gomes irá ocupar. Segundo informações do Blog Cenário, ele deverá assumir a secretaria executiva da Fazenda.
Em seguida, Pinheiro lembrou que a governadora Raquel Lyra também nomeou integrantes do PSB na sua gestão, referindo-se ao ex-secretário-executivo de Educação, Paulo Dutra, que atuou nas gestões de Eduardo Campos (2008) e Paulo Câmara (2018), e agora ocupa a gerência de educação da Regional Metropolitana Norte. Dutra foi indicado no último dia 29, mas não está mais filiado à legenda socialista.
O prefeito Rodrigo Pinheiro fez questão de deixar claro que não os cenários eleitorais de 2024 e 2026 não devem ser atrelados e que até as eleições municipais, ainda tem muito trabalho a ser feito. “Todo mundo sabe, e não fui eu que inventei, que na política a eleição municipal é uma coisa e a eleição estadual é outra. Então o diálogo com partidos será com todos. Ninguém faz campanha sozinho”, disse.
A fala também serviu para explicar a sua aproximação com o Partido Verde, comandado a nível estadual pelo deputado federal Clodoaldo Magalhães. Pinheiro afastou a possibilidade de sair do PSDB para disputar a reeleição pelo PV.
Ao participar do programa Roda Viva, no dia 26 de junho, a governadora Raquel Lyra foi questionada sobre as movimentações de Pinheiro, que foi seu vice-prefeito nas eleições de 2016 e 2020. Na oportunidade, a chefe do Executivo estadual não cravou com todas as letras que vai apoiá-lo no próximo pleito, mas disse que ele é do PSDB e sabe que fará de tudo pela melhoria da qualidade de vida da população caruaruense.
Sobre essa repercussão, Rodrigo Pinheiro devolveu: “Ela sabe o que eu sei, e eu sei o que ela sabe. Então está tudo certo. A gente sabe entre a gente”, declarou.
“NÃO SOMOS INIMIGOS”
No dia 27 de junho, o presidente do PSB de Caruaru, Marcelo Gomes, esteve no Recife para falar com as lideranças da capital sobre essa conjuntura política.
Na passagem pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), ele conversou com a reportagem e disse que o partido “não tem problema nenhum em dialogar com nenhuma força política”.
“Nós não somos inimigos de Rodrigo, como nós não somos inimigos de Raquel. Porque ser inimigo dela é ser inimigo do estado de Pernambuco. Não queremos isso. O PSB fez 16 anos de gestão em Pernambuco e tem coisas exitosas”, afirmou o ex-vereador. Ele explicou que a iniciativa de começar esse diálogo, partiu do prefeito Rodrigo Pinheiro.
Sabe-se que a prioridade do PSB é o fortalecimento do nome de João Campos para uma eventual disputa em 2026 e isso passa pela ampliação do partido nas câmara municipais. Em Caruaru, a legenda quer eleger pelo menos um vereador no ano que vem.