DESENROLA BRASIL: MPMG investiga sites falsos que praticam golpes contra usuários
Os anúncios falsos prometem descontos de até 99%
O programa Desenrola Brasil, recém lançado pelo Governo Federal, já está sendo usado por golpistas para atrair pessoas que desejam ter suas dívidas quitadas.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está investigando alguns sites que estão promovendo anúncios nas redes sociais com o objetivo de atrair pessoas endividadas prometendo ofertas de desconto que vão até 99%.
DADOS FINANCEIROS
Ao G1, o promotor de Justiça Mauro Ellovitch, que também é coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos, afirmou que quando as vítimas clicam nos anúncios, os sites podem obter dados financeiros:
"Quando as vítimas clicam, são enviadas para sites fraudulentos, que se passam por governamentais ou negociadores de dívidas, para obter dados das vítimas ou até mesmo para aplicar golpes financeiros".
Mauro também informou que também há risco do usuário, ao clicar nos anúncios, contaminar o computador ou celular com vírus:
"Esses links podem conter arquivos maliciosos, que a gente chama de malwares. Quando a vítima clica, o criminoso assume o controle da conta de rede social dela ou até do próprio celular".
INVESTIGAÇÕES
As investigações consistem em algumas etapas, como o monitoramento e identificação de todos os perfis nas redes sociais e sites falsos que foram criados dois dias após o lançamento do Desenrola Brasil.
Após essa etapa, o MPMG deverá buscar a indisponibilidade de tais endereços. Os crimes praticados são invasão de dispositivo informático, estelionato e crimes contra a economia popular.
DESENROLA BRASIL: programa é ALVO de GOLPISTAS na INTERNET
COMO NÃO CAIR NO GOLPE?
- Procure os sites oficiais do Governo Federal e de instituições bancárias;
- Nunca clique em links divulgados em redes sociais e aplicativos de mensagens.
"Desconfie especialmente de sites que oferecem vantagens excessivas, descontos muito grandes, a retirada da negativação em menos de 24 horas, são vários indicativos de fraude", disse o promotor.