APROXIMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Antônio Moraes acredita em uma relação mais positiva entre Raquel Lyra e Alepe neste segundo semestre

Moraes elogiou a iniciativa da governadora de Pernambuco em buscar uma aproximação, pontuada por ele como "administrativa", com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 26/07/2023 às 18:56 | Atualizado em 26/07/2023 às 19:00
ROBERTO SOARES/ALEPE
"Nos últimos tempos a governadora Raquel Lyra (PSDB) melhorou muito a pauta política e a relação com a Assembleia", disse Antônio Moraes - FOTO: ROBERTO SOARES/ALEPE

 Presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado Antônio Moraes (PP), acredita que a relação com o Poder Executivo deverá ser mais positiva neste segundo semestre. 

“Nos últimos tempos a governadora Raquel Lyra (PSDB) melhorou muito a pauta política e a relação com a Assembleia. Isso tem dado mais tranquilidade a ela para aprovar as propostas do governo na Casa. É verdade que ela teve um começo difícil, porque optou por um secretariado técnico e não político, como havia no governo do PSB, gerando uma ideia de que ela não gostava de se relacionar com os deputados", avaliou Moraes. 

O presidente da CCLJ também ressaltou, inclusive, os financiamentos importantes que Raquel Lyra obteve junto a instituições como a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, garantindo recursos para obras de saúde, estradas, moradia e outras áreas. Moraes elogiou a iniciativa da governadora de Pernambuco em buscar uma aproximação, pontuada por ele como "administrativa", com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

O parlamentar citou como exemplo, o  programa Morar Bem, lançado esta semana pelo governo estadual como complemento ao programa Minha Casa, Minha Vida, ne nível federal. O Morar Bem vai atender famílias de baixa renda beneficiadas com o financiamento da casa própria pelo governo federal, mas que não têm condições de pagar o sinal de entrada.

“Trata-se de um investimento de aproximadamente 200 milhões, que vai destinar R$ 20 mil para cada família com renda mensal de até dois salários mínimos para pagar a entrada do financiamento da casa própria”, destacou Antônio Moraes, em entrevista a Rádio Folha, nesta quarta-feira (26). 

“É muito importante que a governadora continue esse bate-bola com o governo federal. Essa primeira parceria na habitação pode render trabalhos conjuntos também em outras áreas. Raquel e Lula estão mostrando que questões administrativas devem estar sempre acima das disputas políticas”, reforçou o aliado da governadora.

PARCERIA COM ADVERSÁRIOS POLÍTICOS

Durante a entrevista, Antônio Moraes sugeriu que a governadora poderia discutir parcerias com outros adversários políticos, como o ex-governador Paulo Câmara e o ex-deputado federal Danilo Cabral, hoje, respectivamente, presidentes do Banco do Nordeste e da Sudene, dois importantes organismos de financiamento.

“Durante a campanha eleitoral é normal que todo mundo se enfrente e quebre o pau. Mas depois que acaba, é preciso desarmar os palanques e pensar no desenvolvimento do Estado”, explicou.

Nesta quarta-feira, a governadora participou do evento "Desenvolvimento Econômico - Perspectivas e Desafios da Região Nordeste", promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. A reunião técnica contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e do presidente do BNB, Paulo Câmara e do superintendente Danilo Cabral. Essa foi a primeira vez que Raquel e Paulo estiveram em uma agenda pública. 

 



Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias