DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

"Início de grandes parcerias", diz ministro Silvio Almeida em visita a Pernambuco

Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania cumpre agenda no Recife nesta quinta (31) e sexta-feira (1º)

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 31/08/2023 às 15:49 | Atualizado em 01/09/2023 às 10:11
Notícia
X

O ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que a visita ao Recife é um marco para o início de grandes parcerias entre o governo federal e o Estado. "Quero me colocar à disposição do povo de Pernambuco", disse ele, na manhã desta quinta-feira (31).

O primeiro compromisso de Almeida foi uma reunião com a governadora Raquel Lyra (PSDB) no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco. Lá, assinou o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo.

Depois, ele se deslocou até o Museu Cais do Sertão, onde participou de uma palestra do Fórum Conexão Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e assinou um protocolo de intenções para o aprimoramento do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições envolvidas com o tema da igualdade racial.

BETO DLC/JC IMAGEM
Visita do Ministro Silvio Almeida ao Compaz Eduardo Campos - BETO DLC/JC IMAGEM

"Quero dizer que estamos abertos a ideias e possibilidades com todos os os institutos federais do País para que a gente possa implementar uma política de direitos humanos baseada primeiro na Justiça, o que significa dar ao povo brasileiro o que ele precisa e não o que nós, políticos, achamos que o povo precisa", discursou.

No evento, a governadora elencou que é uma "honra" estar ao lado do ministro. "Sempre seremos parceiros de tantas iniciativas como essa. Não só para debater, mas para construir juntos e para a gente mudar a realidade do nosso Estado", disse Raquel.

Pela tarde, o representante do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o aliado e prefeito do Recife, João Campos (PSB), no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Governador Eduardo Campos, na Linha do Tiro, Zona Norte da cidade.

"A gente recebeu, neste ano, inclusive vou estar recebendo na Assembleia-Geral da ONU, o prêmio de políticas públicas dado ao Compaz. A gente concorreu com iniciativas de todo o mundo, e o Compaz foi o grande vencedor. eu dizia ao ministro que o desafio de fazer acontecer no Compaz é porque é uma política transversal", disse o prefeito João Campos.

"Aqui, a gente tá numa biblioteca, mas de um lado a secretaria de segurança que cuida, do outro a de educação. Aqui em cima tema de esportes, a de assistência, secretaria da mulher. Isso não é fácil, juntar as pessoas, mobilizar e ter uma governança. Mas os resultados são expressivos", assegurou.

A ideia do ministro é executar o modelo do Compaz a nível nacional, como equipamento educacional e de cidadania em todo o País.

A agenda ainda incluiu uma visita ao Lar Paulo de Tarso, abrigo no Hipódromo que foi atingido por um incêndio em abril deste ano, vitimando quatro crianças.

Por fim, incluiu na agenda uma ida à reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para conversar com o reitor e padre Pedro Rubens. Na instituição, também terá um encontro com parlamentares e participará da Conferência Josué de Castro e o Combate à Fome.

MINISTRO VISITA COMUNIDADES NESTA SEXTA

O ministro Silvio Almeida vai dormir no Recife nesta quinta (31), pois a sexta-feira (1º) começará com uma visita até a Comunidade do Ibura, na Zona Sul da cidade.

Depois, ele se dirigirá até a Concha Acústica Paulo Freire, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste, onde participará da cerimônia de lançamento do Edital Cultura Viva com a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Pela tarde, Silvio irá à comunidade de Nova Descoberta, na Zona Norte. Depois, para uma reunião com o reitor da UFPE, o professor Alfredo Gomes, e para a Conferência Educação Pública de Qualidade e Direitos Humanos, também na universidade.

Tags

Autor