Silvio Costa Filho assume Ministério de Portos e Aeroportos nesta quarta-feira (13)
Pernambucano assume lugar deixado por Márcio França (PSB-SP)
As posses dos novos ministros do governo Lula (PT) ocorrerão nesta quarta-feira (13). André Fufuca (PP-MA) assume a pasta de Esportes, enquanto o pernambucano Silvio Costa Filho (Republicanos) passa a comandar o Ministério de Portos e Aeroportos, sendo empossado em cerimônia realizada às 15h.
Com a pasta, silvinho, como é mais conhecido, assume o lugar deixado por Márcio França (PSB-SP). O Ministério de Portos e Aeroportos tem em sua estrutura a Infraero e seis companhias docas — APS (Santos), CDRJ (Rio de Janeiro), Codeba (Bahia), Codern (Rio Grande do Norte), CDC (Ceará) e CDP (Pará) que contam com indicações para diretorias, somando ao todo 27 postos em se tratando de estatais.
Na relação da pasta com Pernambuco, apesar da política portuária do País e o planejamento do setor ficaram ainda a cargo do governo federal, a operação de cais e píeres, além de contratos de arrendamentos e estabelecimento de tarifas, já são delegações independentes no caso do maior porto do Estado: Suape. Já que a autonomia da autoridade portuária foi retomada há pouco mais de um ano.
Em relação a aeroportos, a Infraero, vinculada ao ministério de Silvio Costa Filho, já não administra mais terminais em Pernambuco. Ainda assim, a presença de silvinho é vista com bons olhos pelos dois setores locais, no sentido de aproximação e maior articulação em prol do desenvolvimento do Estado.
Ao ser anunciado ministro, Silvinho já adiantou que irá "dialogar com setor produtivo nacional, governadores e governadoras de Estado, prefeitos e prefeitas do Brasil para que, de maneira coletiva, possamos avançar na agenda do desenvolvimento econômico e social do País".
PERFIL DE SILVIO COSTA FILHO
Sílvio Serafim Costa Filho, 41, é formado em pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco e deputado federal pelo partido Republicanos eleito pela segunda vez em 2022 com 162.056 votos.
O parlamentar atuou como secretário de Turismo do Estado de Pernambuco em 2007, também ocupou o cargo de vereador da capital pernambucana e deputado estadual em Pernambuco por três mandatos.