ALEPE

Alepe lança campanha de conscientização sobre o Setembro Amarelo

O principal objetivo do evento é chamar a atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 14/09/2023 às 16:59 | Atualizado em 14/09/2023 às 17:01
Notícia
X

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) lança na próxima terça-feira (19) a campanha ‘Estamos com Você’, para conscientizar toda sociedade sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A iniciativa vai até a quinta-feira (21) com eventos abertos ao público.

De acordo com a assessoria da Alepe, o principal objetivo do evento é chamar a atenção para a necessidade de cuidar da saúde mental.

A deputada estadual e médica Simone Santana (PSB), afirma que falar sobre a saúde mental nunca foi tão necessário.

"A invasão das telas, a pandemia e a corrida diária para cumprir horários anteciparam uma situação que chega a ser endêmica e que não escolhe gênero, faixa etária ou classe social. Há quem arrisque dizer que em todas as famílias existe pelo menos um membro que precisa de uma atenção mais especial neste aspecto”, explicou a parlamentar.

“Temos que trazer para o dia a dia conhecimento e práticas para evitar, controlar e/ou minimizar os efeitos deste amplo espectro de transtornos mentais. Essa é uma luta de todos”, continuou.

O enfermeiro, deputado e membro titular da Comissão de Saúde da Alepe, Gilmar Júnior (PV), destaca que esse é um dos temas que pautam o mandato dele.

“Como integrante da Comissão da Saúde e Assistência Social, está entre as minhas principais missões enquanto parlamentar abordar o tema e buscar métodos de conscientização. A Casa de todos os pernambucanos precisa estar atenta a questões como essa”, defende o deputado.

A programação oferecida pela assembleia conta com palestras e oficinas voltadas para motivação pessoal e profissional, combate à ansiedade e bem estar.

 

Programação

No primeiro dia 19/09 ocorre a integração promovidos por uma equipe multidisciplinar da Alepe, formada por psicólogos, fonoaudiólogos e fisioterapeutas. A palestra “A Importância de um Ambiente de Trabalho Emocionalmente Cuidado”, ministrada pela psicóloga Catarina Cursino, doutora em práticas institucionais em saúde mental e transtornos aditivos destinada para os superintendentes e chefes de gabinete dos deputados.

Na quinta-feira (21), a programação conta com duas palestras. Uma ministrada pela suicidologista Fernanda Luma sobre “O Mundo Pede Saúde Mental”, às 10h30, no auditório Sérgio Guerra será aberta ao público.

Após a palestra, haverá o lançamento do livro ‘Suicídio, O Que Sabemos e o Que Há Para Além do Discurso Hegemônico’, Fernanda Luma. Ela é assistente social e doutora em saúde mental.

A segunda palestra será da psicóloga Inês Rocha sobre “A importância de um ambiente de Trabalho emocionalmente Cuidado”, às 15 horas, no auditório Enio Guerra, será restrita aos servidores da Alepe.

 

Tags

Autor